
Após atingir um certo nível de conhecimento em algum idioma, seja inglês, espanhol, etc…. uma das melhores coisas para desenvolver e melhorar sua fala em outro idioma, é praticando. A prática pode ser lendo livros, filmes, escutando músicas e, a que eu acho que mais potencializa seu desenvolvimento, é a conversação. Obviamente que, se você puder viajar para um país no qual a língua materna é a que você está estudando ou até mesmo ser próximo de um estrangeiro que saiba o idioma em questão, possa ser muito valioso e aproveitador. Porém, creio que na maioria dos casos, não temos dinheiro suficiente para fazer intercâmbios e cursos no exterior, e em muitos casos, não conhecemos estrangeiros para fazer essa troca de experiência.
Pensando nisso, em desenvolver e melhorar nosso conhecimento em idiomas a fim de obter a tão sonhada fluência, vou dar algumas dicas de como você pode conseguir praticar a conversação em inglês, espanhol, francês e em outros idiomas. Na minha opinião, se você ainda não tem um nível um pouco acima do básico no idioma, será um pouco difícil de se comunicar, porém, não é impossível. Caso você queira dar uma reforçada nos seus conhecimentos, nós postamos aqui no Socialize Trips, um texto com dicas para você estudar idiomas gratuitamente e online.
Talk’n Talk (TnT)
O TnT (Talk’n Talk) é um projeto da Ih, Aprendi. Segundo eles, o site já existe desde 2016 e é focado em grupos de aprendizado em diversos assuntos. Além de idiomas, você também pode entrar em grupos para aprender yoga, marketing, programação e muito mais.
Eu mesmo já participei de um desses encontros e achei muito bacana a ideia. Primeiramente porque é gratuito, totalmente online (via Zoom) e o pessoal foi bem legal e super educados.
Como fazer para participar?
Acesse o site do TnT
Como está descrito na imagem em destaque do TnT, para participar de um grupo de conversação você precisa acessar o site do TnT (https://www.ihaprendi.com/tnt),
Escolha o idioma desejado
depois escolher o grupo desejado (inglês (ou Toefl), espanhol, francês, italiano, alemão e português). Existem outros grupos, mas como estamos falando apenas de idiomas, coloquei os links já organizados dos grupos que existem.
Escolha os horários
Ao escolher o idioma desejado, você verá um calendário com as datas disponíveis e os horários de cada encontro. Cada encontro tem duração de 1 hora.

Tudo que você precisa fazer é selecionar a data, depois os horários vão aparecer e você seleciona o melhor para você, após isso, um formulário aparecerá para você preencher com seus dados: nome, email, nível do idioma, como você se identifica (gênero) e um número de telefone (para ser informado via SMS). Enviado o formulário, você receberá a confirmação via email com o link da sala online para participar do grupo.
Além disso, o pessoal do TnT criaram grupo de conversação no Telegram. Cada idioma possui o seu grupo (obviamente). Então, acesse o site deles e comece a aprender e a falar vários idiomas. Lembrando também que essa dica não é só pra quem está aprendendo. Se você já é fluente em algum idioma, que tal entrar lá para ajudar as pessoas que estão iniciando?!
Meetup

O TnT é bastante interessante, porém nós sabemos que existem diversos outros grupos na internet. Na maioria dos casos, esses grupos são espalhados e bem localizados em bairros ou cidades, e muitas vezes os encontros acontecem presencialmente. Com isso, recomendo que você procure grupos de conversação no Meetup (https://www.meetup.com/pt-BR/find/language/).
Eu já participei por mais de 1 ano num grupo de conversação em inglês e a experiência foi muito valiosa. Conheci novas pessoas, troquei várias experiências legais e, o melhor de tudo, aprendi muito.
Uma das coisas legais era que nós tínhamos encontros nas quintas-feiras e nos sábados. Nas quintas, o encontro tinha duração de 1 hora, e após isso nós íamos para um bar ou restaurante para continuar conversando e aproveitar para comer e beber algo. No bar, cada um ficava o tanto que quisesse. Já nos sábados, o pessoal organizava uma espécie de piquenique, onde cada um levava algum lanche e dividíamos tudo com todos. A conversação era focada em jogos divertidos e dinâmicas.
Cada grupo terá sua particularidade e seu modo de agir. Recomendo que você procure e participe. Além de participar, contribua. Se você já tem um nível bom do idioma, ajude alguém que está começando. Ofereça uma carona para quem mora longe ou outro tipo de suporte.
Outros grupos de conversação
Caso você ainda não encontre um grupo do seu interesse no TnT ou no Meetup, recomendo que você faça uma busca no Facebook. Sempre há grupos de conversação por lá. Busque por grupos na sua cidade ou bairro e tente participar. Se, mesmo assim, você não encontrou um grupo, recomendo que você inicie o seu próprio grupo. Crie um grupo no Facebook ou no Meetup (porém lá você terá que pagar uma taxa para manter seu grupo) e comece a convidar algumas pessoas. No início poderá ser difícil atrair pessoas e até mesmo manter o grupo, mas com persistência, dará certo.
Considerações finais
Por fim, é isso pessoal. Creio que essas dicas são interessantes pois são boas, funcionam e, o melhor de tudo, são gratuitas. Com certeza, você vai encontrar pessoas de diferentes lugares, com diferentes histórias e muitas experiências para vocês trocarem.
Você já participou de algum grupo de conversação? Conta ai nos comentários como foi a sua experiência.
Ah, caso você queira compartilhar alguma experiência com nossos leitores, confira nossa página de compartilhamento de histórias.
Não esqueça de compartilhar o texto com seus amigos.
Até a próxima.
Participe da discussão, deixe o seu comentário.