Pratique conversação em outros idiomas de graça

    Publicado em:

    Após atingir um certo nível de conhecimento em algum idioma, seja inglês, espanhol, etc…. praticar é uma das melhores coisas para desenvolver e melhorar sua fala em outro idioma. A prática pode ser lendo livros, filmes, escutando músicas e, a que eu acho que mais potencializa seu desenvolvimento, é a conversação.

    Obviamente que, se você puder viajar para um país no qual a língua materna é a que você está estudando, fazer um intercâmbio, por exemplo, ou até mesmo ser próximo de um estrangeiro que saiba o idioma em questão, vai ser muito valioso e aproveitador. Porém, creio que na maioria dos casos, as pessoas não têm dinheiro suficiente para fazer intercâmbios e cursos no exterior. E em muitos casos, não conhecemos estrangeiros para fazer essa troca de experiência.

    Pensando nisso, em desenvolver e melhorar nosso conhecimento em idiomas a fim de obter a tão sonhada fluência, vamos te algumas dicas de como você pode conseguir praticar a conversação em outros idiomas. As dicas são válidas para todos os idiomas: inglês, espanhol, francês, etc.

    Aprendendo idiomas online

    Caso você queira dar uma reforçada nos seus conhecimentos, confira as nossas dicas para você estudar idiomas gratuitamente e online.

    Caso você seja iniciante ou até mesmo intermediário e ainda não tem um nível avançado, será um pouco difícil de se comunicar, porém, você vai evoluir mais rapidamente ao se esforçar bastante. A sua cabeça vai doer, mas valerá a pena.

    Na maioria dos casos, esses grupos de pessoas que se organizam para aprender idiomas gratuitamente estão espalhados e bem localizados em bairros ou cidades, e muitas vezes os encontros acontecem presencialmente. Após a pandemia, com a disseminação de aulas online, muitos grupos também se reúnem de forma virtual (facilitando para quem não pode participar presencialmente).

    Grupos do Meetup

    Captura de tela do site Meetup mostrando um grupo de idiomas localizado em Goiânia, Goiás
    Captura de tela do Meetup mostrando um grupo de idiomas chamado PolyglotPals, de Goiânia, Goiás.

    Há diversos meios de achar grupos de idiomas na internet. Tem pessoas que gostam de buscar em grupos no Facebook mas hoje nós vamos falar de um site que é utilizado em vários países e que serve bem para acharmos um grupo de idiomas: O Meetup.

    O Meetup é um site que reúne organizadores e pessoas para criarem e organizarem grupos de qualquer assunto. Há grupos que se reúnem para falar de tecnologia, religião e também sobre idiomas. Na imagem acima, você pode ver um exemplo de um grupo de conversação de idiomas chamado Polyglotpals. Eles se reúnem em Goiânia e é gratuito.

    Você pode procurar por grupos na sua cidade, mas caso não tenha, procure grupos de cidades próximas ou até mesmo das capitais. Uma dica é procurar em cidades grandes, como São Paulo, por exemplo. Ao buscar por grupos em outras cidades, dê preferência para os grupos que se reúnem de forma virtual.

    Experiências

    Eu já participei por mais de um ano de um grupo de conversação em inglês e a experiência foi muito valiosa. Conheci novas pessoas, troquei várias experiências legais e, o melhor de tudo, aprendi muito.

    Uma das coisas legais era que nós tínhamos encontros nas quintas-feiras e nos sábados. Nas quintas, o encontro tinha duração de 1 hora, e após isso nós íamos para um bar ou restaurante para continuar conversando e aproveitar para comer e beber algo.

    No bar, cada um ficava o tanto que quisesse. Já nos sábados, o pessoal organizava uma espécie de piquenique, onde cada um levava algum lanche e dividíamos tudo com todos. A conversação era focada em jogos divertidos e dinâmicas.

    Cada grupo terá sua particularidade e seu modo de agir. Recomendo que você procure e participe. Além de participar, contribua. Se você já tem um nível bom do idioma, ajude alguém que está começando. Ofereça uma carona para quem mora longe ou outro tipo de suporte.

    Outros grupos de conversação

    Caso você ainda não encontre um grupo do seu interesse no Meetup, recomendo que você faça uma busca no Facebook. Sempre há grupos de conversação por lá. Busque por grupos na sua cidade ou bairro e tente participar. Se, mesmo assim, você não encontrou um grupo, recomendo que você inicie o seu próprio grupo. Crie um grupo no Facebook ou no Meetup. O Meetup cobra uma taxa a partir de $6,99 (dólares) dos organizadores.

    Após criar o seu grupo, comece a convidar seus amigos e poste em grupos na internet. No início poderá ser difícil atrair pessoas e até mesmo manter o grupo, mas, com persistência, dará certo.

    Considerações finais

    Esperamos que essas dicas te inspirem a buscar diferentes meios para continuar aprendendo e evoluir seus conhecimentos em idiomas (e em outras áreas também).

    Por experiência própria, sabemos que os grupos funcionam! Talvez pode ser difícil quebrar a barreira da timidez, mas ,com certeza você vai encontrar pessoas de diferentes lugares, com diferentes histórias e muitas experiências para vocês trocarem.

    Você já participou de algum grupo de conversação? Conta ai nos comentários como foi a sua experiência.

    Ah, caso você queira compartilhar alguma experiência com nossos leitores, confira nossa página de compartilhamento de histórias.

    Não esqueça de compartilhar o texto com seus amigos.

    Confira também:

    Aprendendo idiomas online

    Caso você queira dar uma reforçada nos seus conhecimentos, confira as nossas dicas para você estudar idiomas gratuitamente e online.

    Veja como usar o ChatGPT para aprender um novo idioma rapidamente e de forma gratuita.

    Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *