Aprendendo idiomas online

    Aprendendo idiomas online

    Publicado em:

    Aproveitando esse tempo que temos que ficar em casa, o tédio domina. Então, já falamos aqui sobre dicas do que fazer durante a quarentena e agora, vamos focar na parte de como você pode começar a aprender novos idiomas.

    Vou dar dicas de como você pode iniciar e começar a aprender um novo idioma. Vou falar de dois aplicativos em específico e mencionar outros que estão disponíveis na internet. Vamos lá.

    Aprender um novo idioma é sempre desafiador. O custo para fazer um curso presencial e até mesmo muitos cursos online por ai, é bastante alto. Ultimamente eu estava procurando uns cursos e muitos estavam por R$ 400 por mês ou até mesmo R$ 2.000 o curso completo (valor já com desconto). O preço mensal não é tão interessante quanto o preço do curso completo, porém você tem que pagar esse curso completo, na maioria dos casos, em poucas parcelas. E isso é complicado.

    O que você deve pensar antes de iniciar seus estudos

    Primeiramente, é sempre importante você ter uma definição do motivo que você quer aprender tal idioma, seja inglês, espanhol, alemão… etc. Isso é bom para você ter um “gás” a mais para manter o foco. Entretanto, não é uma regra. Você pode querer aprender apenas para melhorar seu currículo. O que eu quero dizer é, se você já está planejando uma viagem para Miami, por exemplo, aprender inglês será basicamente obrigatório para você.

    O próximo passo é reservar um horário na sua agenda. Sejam 10, 20, 30 ou até mais minutos por dia, o interessante é que você faça todos os dias. Mantenha uma rotina de estudos, mesmo que seja apenas para fazer um ou dois exercícios nos dias que você tenha preguiça, porém se exercite todos os dias.

    Eu vi essa imagem na internet, infelizmente esqueci a fonte (caso alguém saiba comente abaixo por favor), que trata sobre a evolução dos estudos de idiomas. O que podemos ver nesse gráfico é que a probabilidade de você lembrar algo no dia que aprende é de 100% (você vai lembrar certamente). Porém, no segundo dia você já vai esquecendo. Se você voltar a treinar/estudar, essa taxa pode subir novamente para 100%. Ao passar dos dias, se você for treinando, você sempre vai relembrando e exercitando. Se você não treinar, é possível que em menos de uma semana, você já irá esquecer boa parte do que aprendeu. Ou seja, estude todos os dias!

    Gráfico da probabilidade de lembrar algo que aprendeu por dias de estudo. A curva mostra a chance de você se lembrar de algo que estudou de acordo com os dias e a repetição dos estudos. (Fonte: desconhecida)

    Já estou estudando mas estou desmotivado

    Se você já começou a estudar e agora está se sentindo desmotivado ou achando que nunca aprende nada, não se preocupe. Abaixo, você pode ver um gráfico bastante legal. Esse gráfico mostra o famoso efeito Dunning-Kruger, que vale para qualquer área de conhecimento.

    Efeito Dunning-Kruger.

    No início, sua confiança e conhecimento são baixos. Quando você começa a compreender o assunto, sua confiança sobe e você pode achar que já sabe de tudo. Porém, ao continuar sua busca por conhecimento, sua confiança vai diminuindo e isso pode acabar te desmotivando fazendo com que você pare seus estudos. Não pare, pois é nessa etapa que você verá que está dando certo. Ao persistir, você obterá mais conhecimento e a sua confiança retornará.

    Fazendo uma pesquisa rápida, achei uma definição no Wikipédia (É uma fonte não tão confiável, mas convenhamos, este texto não é um texto científico):

    O efeito Dunning-Kruger é um fenômeno que leva indivíduos que possuem pouco conhecimento sobre um assunto a acreditarem saber mais que outros mais bem-preparados, fazendo com que tomem decisões erradas e cheguem a resultados indevidos; é a sua incompetência que restringe sua capacidade de reconhecer os próprios erros.

    Wikipédia

    Diferenças de estudar via site / app vs presencial

    Isso é um fator puramente pessoal. Eu mesmo gosto de aprender presencialmente, mas eu não tenho condições de pagar um ou vários cursos de idioma. Por isso, eu resolvi tentar aprender sozinho. Há pessoas que preferem estudar online. Caso você não goste de estudar online, comece fazendo poucos minutos por dia até virar rotina.

    Aplicativos

    Vou falar sobre o Duolingo (logo abaixo) e sobre o Busuu (clique aqui para pular para a parte do Busuu). Depois disso, eu falo um pouco sobre materiais complementares.

    Duolingo

    O Duolingo (www.duolingo.com) é muito famoso. Ele é gratuito e sua versão paga difere bem pouco da versão gratuita. Para pessoas que falam português, o Duolingo possui 6 cursos: Inglês, Espanhol, Francês, Italiano, Alemão e Esperanto.

    Seleção de idiomas no Duolingo Web.
    Seleção de idiomas no Duolingo na versão Web.
    Exercício de espanhol no Duolingo.

    Se você já domina o inglês, por exemplo, você pode tentar fazer um novo curso como falante de inglês. Isso fará com que a disponibilidade de cursos aumente consideravelmente de 6 para mais ou menos 35 idiomas. O bom de fazer isso é que você estará treinando seu inglês e aprendendo outro idioma ao mesmo tempo. Veja a imagem ao lado que eu estava aprendendo espanhol e escrevendo em inglês.

    Como acessar o Duolingo

    O Duolingo possui versões para iOS, Android e uma versão web. Na versão gratuita, você pode usar qualquer app e a versão web, porém, você não poderá baixar as aulas para estudar quando não tiver internet (offline). Além disso, na versão gratuita você sempre verá anúncios ao terminar cada atividade. Apesar de ter anúncios, eles não são tão chatos.

    Coisas legais do Duolingo

    O que eu acho mais legal no Duolingo, é que além dos exercícios normais que você pode fazer, você tem a opção de aprender no formato de histórias (stories). O formato de histórias apresentam um tema para cada história, e você acompanha como se fosse uma conversa. No meio dessa conversa, o Duolingo vai te fazendo perguntas. Isso é bem legal.

    As ligas é outro diferencial do Duolingo que poderá desafiar você a ganhar de outros usuários da plataforma. A cada exercício ou histórias que você vai fazendo, você ganha experiência (xp). E toda semana inicia a liga. Se você ficar entre as 10 pessoas com mais experiência, você vai avançando para a próxima liga. Isso é bacana pois, se você for bastante competitivo, você vai praticar mais para tentar avançar para as próximas ligas.

    Tela do Podcast de espanhol do Duolingo no Spotify.

    Outra coisa que é bastante legal, são os podcasts que eles fazem. Atualmente, existem apenas podcast para espanhol e francês. No caso do podcast de espanhol, eles já possuem mais de 50 episódios. O formato é bem tranquilo, a pessoa começa introduzindo o assunto (em inglês) e a história é contada em espanhol (no caso do espanhol).

    Treine seu vocabulário com o Tinycards

    O Duolingo possui um outro app, chamado Tinycards. É um jogo de cartas em que um lado é a pergunta (desenho) e o outro é a resposta. Esse tipo de brincadeira/exercício é ideal para reforçar seu vocabulário e aprender novas coisas. Além das cartas para idiomas, nesse app você consegue aprender diversas outras coisas.

    A versão paga do Duolingo

    Como eu já mencionei, a versão paga não tem muita diferença da versão gratuita. Mas, vou falar aqui qual as razões que eu acho legal de ter a versão paga: Não tem anúncios, você tem questionários diferenciados, você consegue baixar os exercícios para fazê-los quando não tiver internet (offline) e, principalmente, você ajudará eles a continuarem a oferecer os cursos de idiomas gratuitamente para várias pessoas.

    Você poderá testar o Duolingo Plus (a versão paga do Duolingo) por 7 dias de graça. Após isso, o custo é de mais ou menos 7 dólares por mês.


    Continue lendo sobre o Busuu e outros apps na próxima página

    Na próxima página, nós continuamos falando sobre o Busuu, um aplicativo concorrente do Duolingo, e vamos mencionar também outros apps. Só clicar na página dois logo abaixo.

    Páginas: 1 2

    Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *