Planeje a sua viagem com o Notion

    Publicado em:

    O planejamento da viagem se inicia a partir do momento em que você decide ir visitar algum lugar. Isso geralmente antecede a viagem em meses ou até mesmo anos. Pensamos nas questões financeiras e custos, nas datas, nos locais que queremos visitar, as pessoas que queremos convidar (se for o caso) e entre muitos outros detalhes, como temporada, se vai chover ou não, etc, e, o planejamento é a chave para tentar garantir uma boa viagem.

    Confira o story e comece a planejar a sua viagem com o Notion
    Confira o story e comece a planejar a sua viagem com o Notion
    Descubra como o Notion pode facilitar o planejamento de viagens. Dicas e truques para organizar sua próxima aventura de forma eficiente.

    Hoje, nós trazemos uma ferramenta que está em alta, o Notion. Você pode usar o Notion para a sua organização pessoal, profissional, viagens, lista de compras, ideias e muitas outras coisas. O mais legal é que você pode compartilhar as suas listas e páginas com outras pessoas.

    Vamos explicar sobre essa ferramenta e dar dicas de uso para você se preparar para a sua próxima viagem.

    O que é o Notion?

    Em termos básicos, podemos dizer que o Notion é um site que guarda dados, sejam eles: textos, documentos, imagens ou vídeos. E o poder de customização dessa ferramenta faz com que ela seja querida por várias pessoas de diferentes países.

    Como citamos acima, as pessoas utilizam o Notion para organizar tanto as suas vidas pessoais quanto as profissionais. Para manter o foco, vamos falar sobre como usar a ferramenta para planejamentos de viagens. Porém, vamos deixar alguns links no fim do texto caso você queira ler mais sobre outros tipos de uso do Notion.

    Organizando a sua viagem

    Como mencionado no início do texto, o planejamento de uma viagem envolve diversos fatores, como questões financeiras, tempo (temporada), ingressos, documentos, etc. E esse processo pode demorar algum tempo para que tudo se encaixe. Sem um planejamento, as informações acabam ficando soltas, a viagem pode sair mais cara ou desorganizada.

    Por isso, além de falarmos sobre diversas dicas de viagens aqui no Socialize Trips, sempre tentamos trazer ferramentas para facilitar a sua vida. Hoje, propomos o Notion. Uma ferramenta para que você possa anotar todos os detalhes da sua viagem, desde a concepção da ideia de viajar até a criação de um página de memória após a volta da viagem.

    Página de modelos para viagens no Notion (Novembro/2023)

    Usando o Notion

    Primeiro, você precisa ter uma conta no Notion. Inicie com o plano gratuito, que é suficiente para fazer um planejamento de viagens.

    Após feito o cadastro, você pode buscar por algum modelo (template) que encaixe melhor nos seus gostos pessoais. Você pode buscar diretamente no diretório de modelos do Notion, buscar na seção de viagem (Travel templates), ou pegar o Travel Planner (que é grátis) como exemplo.

    Modelos (Templates)

    Cada modelo tem as suas próprias características com páginas e funções diferentes. Porém, não se preocupe muito com complexidade no início. Tente iniciar e depois você verá que, por a ferramenta ser intuitiva, você poderá criar as suas próprias páginas e modelos no futuro.

    Após escolher um modelo, clique no botão iniciar utilizando o modelo. O Notion vai duplicar o modelo para o seu usuário e pronto. Agora, você poderá criar o seu próprio planejamento, de forma privada ou compartilhada.

    Print da tela do Travel Planner no Notion

    Fazendo “a coisa” acontecer

    É necessário ter dedicação e fazer bastante pesquisas para que o seu planejamento dê certo. Além disso, é importante anotar todas as informações nas suas páginas do Notion. Use e abuse das listas, das agendas, dos mapas e da galeria de fotos. Compartilhe com pessoas que vão viajar contigo, se for o caso, para que elas possam adicionar ideias também.

    Durante a viagem, você poderá usar o app do Notion no seu celular para se guiar ou até mesmo exportar o seu planejamento para PDF e imprimir antes de embarcar.

    Há diversos casos de uso, por isso, recomendamos que você comece a usar, mesmo que seja para uma viagem curta. Ao fazer isso, você vai criar uma rotina de organização e as suas viagens vão se tornar muito mais interessantes.

    Conclusão

    Em resumo, o Notion é uma ferramenta muito versátil que pode facilitar o planejamento de suas viagens, bem como ser útil em sua vida pessoal e profissional. Explore os modelos disponíveis e aproveite a flexibilidade do Notion para tornar suas viagens mais organizadas e interessantes.

    Comece utilizando um modelo (template) para ver como a ferramenta funciona e para obter experiência. Após um tempo, você notará que é simples criar novas páginas e adaptar as páginas para os seus gostos pessoais.

    Após criar o seu planejamento, é importante que você tenha dedicação para adicionar bastante conteúdo e inserir informações completas para facilitar todo o seu processo. Caso for viajar com alguém, você pode convidar mais pessoas para te ajudar na construção desse planejamento.

    Adoraríamos saber mais sobre as suas experiências com o Notion. Comente abaixo sobre o que achou, se você sabia dessa dica ou se você quer compartilhar as suas experiências com os outros leitores.

    Ah, deixamos alguns links logo abaixo, caso você queira ler mais sobre o Notion e como as pessoas estão utilizando essa ferramenta no dia a dia delas.

    Organize o planejamento da sua viagem
    Organize o planejamento da sua viagem
    Usando o Notion, você consegue organizar todo o planejamento das suas viagens, desde o início, o orçamento até a criação de um álbum de fotos na sua volta. Confira este story.

    Continue lendo:

    Pessoas que usam o Notion para gerenciar toda a vida delas (em inglês):

    https://www.technologyreview.com/2023/04/25/1072148/meet-the-people-using-notion-to-plan-their-whole-lives/?utm_medium=tr_social&utm_campaign=site_visitor.unpaid.engagement&utm_source=LinkedIn

    Como usar o Notion? Confira 5 dicas:

    https://www.techtudo.com.br/listas/2021/10/como-usar-o-notion-5-dicas-para-aproveitar-o-aplicativo-de-organizacao.ghtml

    Dicas de uso para organizar seus estudos

    https://estudarfora.org.br/notion/


    Publicado em:

    ,

    Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Confira o story e comece a planejar a sua viagem com o Notion
    Organize o planejamento da sua viagem