Guia completo: O que fazer em São José dos Campos

    Publicado em:

    Próximo ao Aeroporto de Guarulhos (GRU), as cidades de Guararema, Campos do Jordão e às praias do litoral norte de São Paulo. São José dos Campos fica no caminho que liga São Paulo ao Rio de Janeiro, a rodovia Dutra, uma das mais importantes do país, passando bem no meio da cidade.

    Um pouco sobre São José dos Campos

    Já com a introdução, podemos ver que São José dos Campos não é tão distante da capital e é conhecida como cidade do interior de São Paulo. Apesar de ser interior, São José dos Campos possui mais de 700 mil habitantes, de acordo com os valores do IBGE que foram divulgados no site da Prefeitura de São José dos Campos.

    São José dos Campos, ou SJC, é uma cidade grande, porém calma e com bastante indústrias, principalmente as do setor de aeronáutica, como Embraer e Boeing. Além disso, o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), uma das instituições de ensino de engenharia mais prestigiadas do Brasil, fica em São José.

    Por ser calma e ser um refúgio à “loucura” que é a capital, muitos dos habitantes de São José dos Campos vieram de fora da cidade. Digamos que é até raro você encontrar uma pessoa que é realmente joseense.

    Mas, vamos ao que interessa. Se você estiver planejando passear em sjc ou ficar somente alguns dias na cidade, vamos listar algumas dicas para você passear e se divertir. Neste guia, nós daremos várias dicas de lugares para você comer e se divertir em sjc, como: parques, museus, shoppings, bares, restaurantes, cafeterias, entre outros.

    O que fazer em São José dos Campos (Story)
    O que fazer em São José dos Campos (Story)
    Procurando o que fazer em São José dos Campos? Temos diversas dicas desde parques, restaurantes, pizzarias a lugares para diversão. Confira este story

    Dicas de parques ⛲

    Pensando em quem vai passar rapidamente pela cidade, vamos listar três parques da cidade que achamos que você vai gostar:

    Parque Santos Dumont

    Como o próprio nome já sugere, o Parque Santos Dumont tem muita relação com a aviação. Há diversos exemplares aeronáuticos, como uma réplica do 14 bis, o famoso avião de Santos Dumont, maquetes de foguetes e um protótipo do Avião Bandeirante.

    Em resumo, o parque é pequeno, porém muito bem localizado. Além da área de lazer, há um pequeno jardim japonês nele. Os exemplares aeronáuticos dão o charme ao local, você precisa conhecer. Sempre que passar pelo parque, vá no SESC que fica bem ao lado. O SESC de São José dos Campos é bem ativo e sempre há alguma atividade interessante por lá.

    Parque Vicentina Aranha

    O Parque Vicentina Aranha fica bem próximo ao Parque Santos Dumont. Ambos são muito bem localizado, no bairro Vila Adyana, perto de bares, restaurantes. O Vicentina tem um espaço maior que o Santos Dumont e é um parque muito agradável para prática de exercícios físicos e para passar o dia com a família. Sempre tem diversos eventos acontecendo por lá e você não pode deixar de tirar algumas fotos na capela, que foi construída em 1935, de acordo com o site do parque.

    Um fato interessante é que o Parque Vicentina Aranha vai fazer 100 anos em 2024 e foi “um dos maiores centros para tratamento de tuberculose da América Latina” de acordo com site do parque.

    Confira o vídeo institucional do Parque:

    Parque da Cidade

    Mais conhecido como o Parque da Cidade, seu nome completo é “Parque Municipal Roberto Burle Marx“. O parque fica localizado na zona norte da cidade, no bairro Santana, um pouco mais distante dos outros dois parques anteriores. A vantagem do parque da cidade é que ele tem um espaço enorme para práticas de esportes, eventos e também é um ótimo espaço para passar a manhã e tarde. O parque é bastante conhecido por suas palmeiras imperiais.

    Outros parques

    Há diversos outros parques na cidade, porém, vamos dar destaque ao parque Santos Dumont, Vicentina Aranha e ao Parque da cidade pois são os mais conhecidos. Você pode encontrar outros parques no site da Prefeitura de São José dos Campos.

    Museus 🛩️

    Há alguns museus em São José dos Campos, porém vamos listar aqui apenas o MAB (Memorial Aeroespacial Brasileiro), que tem tudo a ver com a cidade.

    Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB)

    O MAB fica localizado logo ao lado do Aeroporto de São José dos Campos (SJK) e da Embraer, e é relativamente um pouco distante do centro da cidade, mas não é tão longe.

    Há diversos exemplares aeronáuticos, muito mais do que o Parque Santos Dumont. Além de conter vários outros itens sobre Santos Dumont, e sobre o desenvolvimento tecnológico que aconteceu na região, como, por exemplo, o primeiro carro a álcool.

    A entrada e o estacionamento do MAB são gratuitos. Para conhecer mais ainda, confira o vídeo falando do MAB feito pela TV Aparecida:

    Outros museus

    Você pode conferir sobre outros museus no site da Prefeitura de São José dos Campos.

    Bares 🍻

    O Sheriff é um dos melhores restaurantes/bar da cidade com uma bela vista para o banhado. O bar tem um estilo texano, com ótima decoração e atendimento. Há uma área kids paga, com excelente estrutura e monitores. Dependendo do dia, há diversos personagens (pessoas fantasiadas) para interagir com as crianças. O espaço é tão grande que possui até tirolesa para a criançada.

    Quase todos os dias tem bandas tocando por lá e, em dias de jogos, seja futebol ou futebol americano, há diversos telões para você torcer por seu time. A festa de Réveillon deles é fantástica, vale a pena.

    O Estacionamento é próprio e pago (Valor único de R$ 15).

    SantOnofre

    Além de ser um bar com boa cerveja e com rodízio de comida de boteco, o pessoal do SantOnofre também organiza diversos eventos/festas na cidade. Vale a pena conferir. Estacionamento pago.

    Bar do Coronel

    Há quem diga que o Bar do Coronel é o melhor da cidade por sua tradição e pela qualidade da sua comida de boteco. O bar fica localizado no centro da cidade e fica sempre lotado de pessoas. Não há estacionamento do local.

    Chaparral da Vila

    O Chaparral da Vila fica localizado na Vila Ema. Um bairro com diversos outros barzinhos. Listamos ele aqui pois é um bar bem localizado e com ótimo atendimento. Bom para tomar uma cerveja e comer uma costela assada na brasa. Estacionamento gratuito.

    Decreto Bar e Drinkeria

    Próximo ao Chaparral da Vila, o Decreto é uma drinkeria com diversos drinks para você curtir a noite. O local geralmente abre às 18h e fecha às 1h da manhã. Acompanhe o Instagram deles pois sempre tem promoções. O Decreto não possui estacionamento. Confira um Reels sobre o Decreto.

    Cafeterias ☕

    Há muitas cafeterias boas na cidade. Vamos listar algumas aqui, porém você também pode clicar no link abaixo e conferir uma lista extensa de cafeterias direto no Google Maps:

    Veranda Café

    O Veranda é um café e confeitaria com um ambiente pequeno porém charmoso. O Veranda fica no Jd. Aquarius.

    Lugano

    A Lugano é reconhecida por seus deliciosos chocolates feitos em Gramado/RS. Mas, além dos chocolates, há a cafeteria onde você pode tomar alguns cafés e comer alguns doces e salgados. Confira um Reels falando da Lugano.

    Papaya Fun & Food

    A Papaya é mais do que uma cafeteria. É uma padaria, com pizzas, esfirras e muitas outras coisas. Fica anexa a um posto de gasolina no Jd. Aquarius. É ótimo lugar para tomar um café, comer um docinho e até mesmo para encontros de negócios.

    Doko Experience

    A Doko não é somente uma cafeteria, lá também é um ótimo lugar para você tomar um bom vinho. Você pode tomar café, almoçar e jantar lá. Experimentem o bolo de fubá, é uma delícia. Confira um reels sobre a Doko.

    Eva Cafés

    A Eva cafés é um lugar bem descontraído com uma decoração cheia de plantas. Lá você vai encontrar bebidas, drinques, comidas, cafés, chás e doces. Sempre tem uma boa música também. O local não tem estacionamento próprio.

    Fika Cafés especiais

    Com bastante café e uma decoração cheia de plantas e bem interessante, o Fika Cafés é um ótimo local para tomar um café, trabalhar e até mesmo ler. Há livros disponíveis para leitura. Em determinados horários, o refil de café é liberado, confira no Instagram deles.

    O local possui pouquíssimas vagas de estacionamento.

    Lady Laura Atelier

    Com uma decoração toda rosa e bem acolhedora, a Lady Laura Atelier é uma confeitaria com vários doces, flores e presentes. Eles dizem ter um conceito “slow food”, significando que produzem cada produto artesanalmente e que demora um certo tempo para isso. Além de toda a comida boa, é um lugar bem “instagramável”.

    Bona Petit

    A Bona Petit é uma Boulangerie e Pâtisserie (uma padaria mais gourmet) com produtos bem gostosos. É localizada dentro do Aquarius Shopping e tem um preço mais elevado, porém oferece produtos de ótima qualidade. Confira um Reels sobre a Bona Petit.

    Padoca

    A Padoca é outra opção para tomar um café, comer um pão de fermentação artesanal e alguns docinhos. Há duas unidades na cidade, uma em frente ao Parque Vicentina Aranha e outra no Aquarius.

    Crémage Cafeteria

    A Crémage é uma cafeteria que trabalha com cafés especiais, com doces, cookies e um famoso pão de queijo com carne de panela. A cafeteria fica localizada no Jd. Aquarius.

    Torteria Haguanaboka

    Funcionando desde 1990, a Torteria Haguanaboka possui algumas lojas na cidade. Como o próprio nome diz, o seu cargo chefe são as tortas. E há diversas opções, inclusive veganas.

    Quiero Café

    A Quiero Café fica bem próxima a Maria Filó, também no Urbanova. É uma franquia conhecida no Sul do Brasil. Possui diversos pratos, almoço, bebidas, mas é também um ótimo lugar para tomar um cafezinho da tarde. Confira um reels falando da Quiero Café.

    Padarias 24 horas

    É sempre bom saber que há padarias que funcionam 24 horas na cidade. Duas delas são: a Padaria Pão de Queijo e a Padaria 9 de Julho.

    Starbucks e outras

    Há diversas outras cafeterias na cidade, exemplo: Starbucks, The Coffee, Havanna, Kopenhagen, etc. Muitas destas cafeterias ficam dentro dos shoppings.

    Churrascarias 🍖

    Confira aqui algumas churrascarias com serviço de self-service e/ou rodízio:

    Estância Churrascaria

    A Churrascaria Estância fica localizada no Jardim Aquarius. Eles possuem o famoso rodízio de churrasco onde você come tudo o que puder. Além de churrasco, eles servem comida japonesa também (incluso no preço do rodízio). Há estacionamento próprio e gratuito no local.

    Churraskilo

    Há diversas unidades do Churraskilo na cidade, mas vamos listar aqui a unidade Eldorado. Lá, você poderá comer um bom churrasco e um ótimo rodízio de pizza, tudo no mesmo preço. É muito bom.

    Comidas estrangeiras 🥡

    Vamos listar três restaurantes com culinárias estrangeiras:

    Ají Limo (Peruano)

    Restaurante com culinária peruana. Não possui estacionamento próprio.

    Al Badah (Árabe)

    Uma rede com diversos restaurantes na cidade com culinária árabe. Dependendo da unidade, possui estacionamento gratuito.

    Cassiano (Portuguesa)

    Bastante conhecido na cidade e localizado dentro do Hotel Golden Tulip, que fica dentro do Colinas Shopping, o Cassiano é um restaurante de culinária portuguesa. Além da ótima comida e de vários rótulos de vinhos disponíveis, há também um piano bar.

    Fritz Cervejaria (Alemã)

    Localizada no Aquarius, o Fritz é uma cervejaria artesanal com culinária alemã. Você vai achar de feijoada a joelho de porco defumado.

    Diversão 🎶

    Kart Center (Kart)

    Para quem gosta de correr de kart e/ou curtir músicas retrôs, o Kart Center é uma opção ideal para ir com amigos e família. Sempre tem DJ fazendo baladas retrôs e o pessoal que frequenta sabem fazer diversos passinhos. Vale a pena ir. Há estacionamento gratuito.

    Hillarius VP (Stand up/Comédia)

    O Hillarius VP (VP de Vale do Paraíba) é uma casa de comédia e sempre tem apresentações de artistas locais e também dos já conhecidos na mídia. Como exemplo, já se apresentaram por lá: Murilo Couto, Matheus Ceará, Helio de la Peña, entre outros. Eles costumam dar cortesias no mês do seu aniversário 🙂 . O Hillarius VP não tem estacionamento próprio mas há um estacionamento privado quase em frente que cobra em torno de R$ 30 durante o período de funcionamento da casa.

    Thermas do Vale (Parque aquático)

    Se você gosta de curtir o dia na piscina, o Thermas do Vale é uma opção. O parque aquático/clube fica na direção do Urbanova, perto do Colinas Shopping e do Hospital Vivalle.

    Yex (Boliche)

    Outra opção de diversão é o boliche que fica dentro do Vale Sul Shopping. No Yex você tem opção de pagar por cada partida de boliche ou por minutos/horas. Em novembro de 2023, o preço estava entre R$ 2,59 e R$ 3,19 por minuto ou R$ 25,90 a R$ 31,90 por partida (variando de acordo com o dia e horário). O aluguel dos sapatos estava saindo por R$ 3,99 por pessoa.

    Hamburguerias 🍔

    Vamos listar alguns hamburguerias para você sair da dieta com elegância:

    Brooks

    A Brooks Hamburgueria fica localizada perto do mirante do banhado, na Avenida Anchieta. Além dos lanches gostosos, eles sempre fazem promoções no Instagram deles.

    Deli joy

    A Deli Joy é uma hambugueria que também serve diversos doces, como: taças de chocolate, fondue de brigadeiro, entre outras coisas. Eles ficam localizados ao lado do Parque Vicentina Aranha.

    Rão Burguer

    A Rão Burguer fica localizada no setor sul. Eles fazem diversos hamburgueres artesanais. Lanches muito bons, vale a pena.

    Hotéis 🏨

    Há diversos hotéis na cidade. Porém, vamos deixar aqui três sugestões caso você precise:

    Golden Tulip

    O Golden Tulip fica localizado dentro do Colinas Shopping e é muito bem localizado. O restaurante Cassiano fica dentro do hotel. Ao se hospedar no Golden Tulip, você não paga taxa de estacionamento do shopping.

    Nacional Inn

    O Nacional Inn fica bem próximo ao Center Vale Shopping, o DCTA, o Supermercado Extra e ao lado da rodovia Dutra.

    Ibis

    Há dois hotéis Ibis na cidade. Um próximo ao Colinas Shopping e outro próximo ao Vale Sul Shopping.

    Karaokês 🎤

    As pessoas em São José dos Campos adoram Karaokês. Sabendo disso, vamos deixar uma lista com alguns Karaokês, indicados por leitores do site:

    • Acústico – Zona Sul – Jd. Satélite
    • Croácia – Jd. Augusta (próx. ao Center Vale)
    • Império – Zona Norte – Santana
    • Levianos – Centro
    • Mamute – Jd. Motorama
    • Tocatta – Zona Sul – Jd. Satélite
    • Zetão – Vila Tesouro

    Pizzarias 🍕

    Troina Pizzaria Gourmet

    Com uma vista excelente de São José dos Campos, a Troina fica localizada no Urbanova. É uma pizzaria excelente, com ótimo atendimento e, de vez em quando, tem até jazz ao vivo para você curtir enquanto come. Confira um reels sobre a Troina.

    O local possui poucas vagas de estacionamento.

    Boh Gastronomia

    A Boh Gastronomia é conhecida por sua pizza saborosa, mas você também pode encontrar outros pratos e diversos drinques.

    O local não possui estacionamento próprio.

    Republic C.A

    Para quem é jovem e não se importa em comer pizza sem um prato e talheres ou para os fãs de chopes artesanais, o Republic CA é o lugar certo. Não possui estacionamento.

    Restaurantes 🍛

    Amicci Anchieta

    Um dos melhores restaurantes da cidade, com risotos deliciosos e ótimo atendimento. O Amicci fica localizado na Av. Anchieta, próximo ao mirante. É um ótimo local para comer e tomar um vinho ou um espumante.

    Possui estacionamento próprio, pago, com manobrista.

    Estância Churrascaria

    A Estância serve um rodízio de churrasco excelente (incluso comida japonesa). Fica localizada no Jd. Aquarius e o preço do rodízio varia entre R$ 70-100 (dependendo se é almoço ou janta). O local possui estacionamento com manobrista gratuito.

    Golden Restaurante, pizzaria e bar

    O Golden possui dois ambientes. Um sendo o restaurante e outro uma hamburgueria/bar. Ambos os ambientes são bem organizados, com ótima comida e com atendimento excelente.

    O atrativo do restaurante é o self-service no almoço e rodízio de pizza no jantar. Já no bar, há diversos petiscos deliciosos, como o bolinho de cupim desfiado.

    Di Paolo

    Com culinária da Serra Gaúcha, o Di Paolo oferece um rodízio, que é chamado de sequência de pratos, com massas, saladas, galetos (frango) e carnes (caso você adquirir a sequência com carnes). A sequência é bem farta e você pode pedir para repetir qualquer prato que trouxerem. O preço da sequência está em torno de R$ 100-150.

    Caso você coma pouco, confira sempre o cardápio à la carte. Dependendo do caso, compensa mais pedir apenas um prato do que pagar o valor cheio da sequência.

    O Di Paolo possui estacionamento gratuito que pertence ao Aquarius Shopping. Além disso, caso você fizer reserva no dia do seu aniversário, indo com um acompanhante, a sua sequência sai de graça.

    Canto do Galeto

    Outra opção para comer um bom galeto é o Canto do Galeto. O restaurante fica localizado no bairro Jardim Nova América, próximo ao Parque Vicentina Aranha.

    Não possui estacionamento próprio.

    Auá Gastronomia

    Localizado na Vila Ema, o Auá é um restaurante e pizzaria com uma comida bem saborosa, com buffet livre no jantar por R$ 89. O local tem estacionamento gratuito e é um dos poucos lugares que não possui taxa de rolha (você pode levar o seu próprio vinho para tomar lá, sem custo adicional).

    Seu Maxixe

    Um dos melhores, se não o melhor, restaurante de comida nordestina da cidade. Estacionamento gratuito.

    Coco bambu, Madero e Outback

    Há vários outros restaurantes na cidade que são bastante conhecidos, como: O Coco Bambu (no Colinas Shopping), o Madero e o Outback (ambos localizados no Center Vale Shopping).

    Shoppings 🛍️

    Como toda grande cidade, São José dos Campos possui diversos shoppings. E os shoppings sempre estão cheios de gente, possuem basicamente as mesmas marcas/lojas. Para não estender muito, vamos listar os três shoppings mais conhecidos e falar dos diferenciais. E importante notar que existem vários outros shoppings na cidade.

    Center Vale Shopping

    Diferenciais: Academia SmartFit, loja de cambio, Outback, Starbucks, Tok&Stok e Madero.

    Colinas Shopping

    Diferenciais: O shopping possui hotel, teatro, loja de cambio, a Academia Cia Athletica, Thule, Havanna, o Coco Bambu e o restaurante Cassiano.

    Por ser localizado ao lado da ponte estaiada, a vista é bem bonita.

    Vale Sul Shopping

    Diferenciais: Centro médico dentro do shopping, Starbucks, o restaurante Paris 6, boliche, loja da Nike, loja de cambio e a academia BlueFit. O Vale Sul conta com serviço de concierge.

    Dicas extras

    Serviço de Concierge | Experiências Personalizadas

    Para os viajantes que buscam diferentes experências, querem conhecer os melhores locais da cidade, reservar camarotes, etc. Em São José dos Campos há o serviço de concierge chamado Conciergerie. O Concierge é seu assistente pessoal para encontrar lugares, te dar dicas, fazer reservas, entre muitas outras coisas. Vale a pena pois eles sabem tudo sobre a cidade.

    Mirante do banhado

    O banhado é uma área de preservação natural de São José dos Campos. O mirante fica localizado na Avenida Anchieta, que possui diversos bares e restaurantes. A vista do mirante é bem bonita e vale a pena ir lá para tirar uma foto.

    Supermercado 24 horas

    Há diversos supermercados na cidade, mas vamos destacar o Supermercado Tauste, que fica próximo do Colinas Shopping, pois é um dos únicos supermercados que atendem 24 horas na cidade e tem estacionamento próprio e gratuito. É sempre bom para quem precisa comprar algo de última hora.

    TEDx São José dos Campos

    Um dos formatos de eventos mais reconhecidos internacionalmente, o TEDx São José dos Campos teve a sua segunda edição em 2023, com planejamento para ter eventos todos os anos. Confira o site deles.

    Parque Tecnológico

    Caso você se interesse por tecnologia, startups e inovação. Confira o Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos (PIT). É um espaço enorme, fica um pouco distante do centro de São José dos Campos, mas é um ótimo lugar para fazer conexões e empreender.

    DCTA e ITA

    Muitas pessoas querem conhecer o DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial) e o ITA, porém lá é uma área militar da aeronáutica e você não consegue acessar sem autorização. Caso você conheça alguém que tenha acesso (estude, more ou trabalhe lá), peça para essa pessoa te levar, é interessante conhecer.

    Clubes de desconto

    Há alguns clubes de desconto na cidade, vamos citar um deles que vale muito a pena para quem quer descontos em restaurantes (e outras lojas):

    Prime Gourmet Club

    O Prime Gourmet está disponível em São José dos Campos. O aplicativo tem o objetivo de servir de um guia turístico para os clientes oferecendo algum produto (seja prato de comida ou até mesmo partida de boliche) pela metade do preço ou em dobro. Você consegue acessar o app e ver os locais, benefícios e regras de uso antes de pagar, porém é necessário pagar uma taxa anual para se associar e usar os benefícios. A taxa, em novembro de 2023, está em R$ 100/ano.

    Usando o código abaixo, você garante um desconto de R$ 10 na hora de associar:

    Use o cupom: CONCIERGE

    Primeira Mesa

    Assim como o Prime Gourmet, o Primeira Mesa é um site/aplicativo para você reservar uma mesa em um dos restaurantes participantes e ganhar 50% de desconto no valor da comida. A diferença é que você não precisa pagar uma taxa anual como no app anterior, mas você ainda precisa pagar uma taxa de R$ 15 por reserva. Outra diferença é que você deve fazer a reserva para um dia e horário específico de acordo com a disponibilidade de cada local.

    Instagram de influenciadores

    Caso você queira outras dicas, há diversos perfis no Instagram dedicados a divulgar a cidade, vamos listar alguns aqui:


    Sobre o conteúdo deste guia

    Este guia tem o caráter informativo e toda a curadoria foi feita por nós. Nenhum estabelecimento pagou/patrocinou o Socialize Trips para incluir o seu negócio neste guia. Antes de indicá-los, nós fomos/consumimos em todos os lugares 🙂


    Publicado em:

    , ,

    Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    O que fazer em São José dos Campos (Story)