Usando IA (ChatGPT) para planejar a sua viagem

    Publicado em:

    Sites com serviços de inteligência artificial (IA), como o ChatGPT e vários outros, estão em alta nestes últimos meses. E, com o avanço dessa tecnologia, este tipo de serviço tende a incorporar mais e mais na nossa rotina.

    Já podemos ver assistentes de inteligência artificial nos aplicativos de bancos, nos buscadores da internet, em aparelhos celulares, e isso vai ficar mais frequente daqui para frente. Por exemplo, fizemos um post falando sobre o planejamento de viagens usando o Notion, e você consegue utilizar a própria IA deles para te ajudar no seu planejamento.

    Sabendo disso, por que não utilizar o ChatGPT para nos ajudar no planejamento das nossas viagens?! Nesta publicação, vamos dar algumas ideias de uso, como: gerar roteiros, otimizar os caminhos do roteiro com horários de visita e deslocamento e, por fim, exportar as localizações para gerarmos um mapa.

    Usando o ChatGPT para planejar a sua viagem
    Usando o ChatGPT para planejar a sua viagem
    Veja neste story como utilizar ChatGPT (inteligência artificial) para gerar roteiros de viagens! Após gerar o roteiro, vamos gerar um mapa com os locais.

    Acessando o ChatGPT

    Caso você nunca tenha acessado o ChatGPT, ele é um serviço de inteligência artificial oferecido pela Open AI, uma empresa americana com foco em pesquisas e desenvolvimento de inteligência artificial.

    Atualmente, o ChatGPT tem a versão gratuita, GPT-3.5 (gratuita) e a GPT-4 (paga). Obviamente que a versão paga é mais “poderosa” que a versão gratuita, porém para fins de diversão e aprendizagem, vamos focar o nosso texto na versão gratuita para que todos tenham acesso e possam acompanhar o que estamos fazendo aqui.

    Caso você queira algo mais sofisticado, recomendamos assinar a versão paga para ter melhores resultados em termos de funcionalidades e desempenho.

    Planejando a sua viagem com ajuda do ChatGPT

    Após acessar o ChatGPT, seja a versão gratuita ou paga, você poderá iniciar uma conversa via chat com o serviço. Há diversas receitas de como conversar com o ChatGPT. Vamos fazer nossos exemplos mas fique ciente que você pode, e deve, mudar para tentar atingir melhores resultados. Vamos lá.

    Definindo o tema central da conversa

    Há quem diga que iniciar a conversa em inglês é melhor do que em outros idiomas. A Open IA diz que, dos 24 de 26 idiomas testados, o GPT-4 tem melhor performance nos outros idiomas do que o GPT-3.5 em inglês. Todos os comandos que faremos serão escritos em português, já que vimos que a resposta não deixa a desejar no GPT-3.5.

    Tendo isso, iniciamos a conversa com o comando:

    Para diminuir a quantidade de texto, vou sempre resumir a resposta do ChatGPT deixando a ideia central para que você entenda o que estou fazendo.

    Para o comando anterior, o ChatGPT respondeu que ficará feliz e espera mais informações sobre a viagem.

    Vamos pedir ao ChatGPT para gerar um roteiro para conhecer o Rio de Janeiro no dia do Rock in Rio 2024

    Agora, vou iniciar com alguns comandos sobre a minha viagem. Digamos que eu vou para o Rock in Rio em 2024, chegando no Rio de janeiro no dia 19 de setembro, através do Aeroporto Santos Dumont (SDU):

    Com esses detalhes, o ChatGPT responde com um roteiro (que vou resumir):

    Podemos ver que a resposta é interessante. Porém, ele sugere que eu vá ao Cristo Redentor na parte da noite, o que não seria interessante pois o local estará fechado. Se eu for de van, por exemplo, o último horário disponível seria em torno de 16-17h (dependendo do local de embarque).

    Podemos ajustar o roteiro na nossa conversa e até mesmo falar onde queremos passear:

    O ChatGPT retornou um trajeto, que eu resumi, mas que considerou que eu iria ter todo o dia 20 disponível para passeio.

    Digamos que eu vou para o Rock in Rio e, por isso, quero voltar às 11h para o hotel para me arrumar. Com isso, esse roteiro não ficaria legal. Um ponto legal da resposta é que ele já considerou para que eu tome o café da manhã no hotel 🙂

    Vamos refinar o roteiro. Digamos que eu quero ir no Cristo Redentor antes de ir para a praia, pensando que eu vou pegar a van em Copacabana e que eu posso ir para a praia após a volta. Além disso, caso queira tomar banho de praia, após o banho, eu posso ir diretamente para o hotel.

    Vamos ao novo comando:

    E o ChatGPT gerou um roteiro bem interessante (que eu resumi logo abaixo)de acordo com as minhas expectativas:

    O roteiro gerado é simples e faz bastante sentido. Obviamente que há espaço para melhora e, podemos dizer, que só temos três locais para visitar, que pode ser pouco para algumas pessoas. Mas, tenha em mente que é um exemplo e que você pode melhorar o roteiro na sua própria conversa de acordo com o local que você estará indo.

    Aperfeiçoando o roteiro

    Digamos que eu já visitei o Cristo Redentor e que quero ir para o Museu do Amanhã ao invés disso. Além disso, você poderia fazer essa simples troca manualmente mas você também pode escrever um simples comando:

    Com esse comando, ele fez a troca como esperado (vou omitir alguns pontos repetidos da resposta anterior):

    Adicionando os horários de visitação

    Vamos pedir para que ele gere um roteiro com os horários de cada local para que nosso roteiro fique super organizado:

    Com isso, o ChatGPT me responde trazendo horários de funcionamento dos locais, por exemplo:

    Gerando uma lista de coordenadas dos pontos turísticos

    Digamos que o roteiro ficou do jeito que a gente quer, com horários de acordo com a nossa disponibilidade, etc. Vamos gerar um mapa com a localização de todos os locais.

    O ChatGPT 3.5 não consegue gerar um mapa por si só, porém, podemos pedir para que ele gere as coordenadas em uma lista e podemos usar essas coordenadas no Google Maps para gerar um mapa, de forma gratuitamente e que podemos compartilhar com outras pessoas.

    Vamos ao comando:

    De início, o ChatGPT 3.5 retornou um texto falando que não tinha acesso às coordenadas e uma sugestão para que eu utilizasse um serviço de mapas online para obter essas localizações. Logo abaixo, ele me traz uma lista dos locais e pede para que eu atualize a lista após a minha pesquisa:

    Caso algo do tipo aconteça, tente fazer outros tipos de pergunta até que ele traga o resultado que você precisa. Por exemplo, ele certamente tem essas localizações, então eu fiz perguntas separadas:

    E ele me respondeu:

    e eu fui fazendo para todos os outros locais e ele foi me respondendo. Após, eu fiz o pedido:

    e o ChatGPT, que se adapta de acordo com a conversa, preencheu a localização de todos os locais com os dados corretos:

    Viu? Basta conversar e talvez mudar um pouco a tática do comando que ele vai te responder. (Lembrando que a versão GPT 3.5 não tem acesso a internet, então não tente buscar algo recente que ele realmente não vai conseguir te responder).

    Gerando um mapa com as coordenadas

    Com a lista de coordenadas geradas no ChatGPT, copie os valores. Agora, abra um bloco de notas, cole os valores e salve o bloco de notas como um arquivo.csv, exemplo: “roteiro-RJ.csv”.

    Agora, vamos acessar o Google Maps – My Maps, ou qualquer outro serviço que aceite importar as coordenadas que temos.

    Print da tela do Google Maps – My Maps com destaque o link para importar o arquivo que fizemos com as localizações

    No Google Maps My Maps, crie um novo mapa, clique em Importar e selecione o arquivo que você criou com as coordenadas.

    Após importado, o Maps irá perguntar quais dados irá utilizar para a localização, selecione Latitude e Longitude, e depois ele perguntará qual campo vai utilizar para descrever os locais, selecione o primeiro, Local. Após isso, o mapa será gerado:

    Mapa com localizações do roteiro gerado com o ChatGPT 3.5

    O mapa foi gerado, mas conseguimos perceber que a localização do Museu do Amanhã está um pouco fora do ideal. Nesses casos, você pode clicar no marcador e arrastá-lo para o local ideal e melhorar a precisão do seu mapa.

    Conclusão

    Podemos ver que o ChatGPT pode ser usado para nos ajudar no planejamento dos nossos roteiros e, além disso, podemos personalizar esse roteiro com novos comandos. Por fim, conseguimos definir a cidade que eu ia, com data e horários, e até mesmo trocar o ponto turístico que eu já havia visitado para um que eu ainda não fui (ou que quero ir novamente).

    Este foi um exemplo com poucos lugares turísticos para visitar, mas isso vai depender muito do tempo da sua estadia no local e da cidade que você vai visitar. A minha dica é de dar o máximo de informações possível para que o ChatGPT possa analisar todas as opções para você. E, se a resposta não atender às suas expectativas, peça correções ou alternativas.

    Tenha em mente que o ChatGPT e outros assistentes de inteligência artificial são serviços/ferramentas que estão em constante desenvolvimento e que podem trazer resultados inesperados. Mesmo sendo ferramentas excelentes, sempre confira os resultados para que a sua viagem (ou qualquer outra coisa que você obtenha através destes serviços) sejam válidos.

    Espero que esta publicação facilite o planejamento da sua viagem! Caso queira compartilhar algo com a gente, escreva nos comentários abaixo.


    Publicado em:

    ,

    Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Usando o ChatGPT para planejar a sua viagem