Não saber falar o idioma local pode ser uma barreira bem desconfortável durante uma viagem. E, além dessa barreira, não saber se comunicar mesmo que de forma básica pode fazer você sentir medo, ansiedade, fazer você cometer gafes e até mesmo entrar em enrascadas. Porém, sabemos que o cenário nem sempre é desesperador e que hoje há diversas ferramentas para ajudar na tradução simultânea, como o Google Tradutor e outros aplicativos.
Para reforçar a necessidade de aprender um novo idioma e te ajudar a obter o melhor nas suas próximas viagens, veja como você pode usar a inteligência artificial, ou o famoso ChatGPT, para atuar como um professor/coach e te ajudar a melhorar o conhecimento em qualquer idioma. Lembrando que temos outras publicações para te ajudar também, como: aprendendo um novo idioma online e o Pratique conversação em outros idiomas de graça.
Esta publicação foi inspirada por uma publicação no LinkedIn da Vânia Paula.
Conversando com o ChatGPT
O primeiro passo para aprender ou melhorar um novo idioma com o ChatGPT é acessar o site ou aplicativo dele. Acesse o que for melhor para você, mas sempre que der, use no celular como um chat entre você e seu professor. Após acessar, faça o seu cadastro ou entre na ferramenta e inicie uma nova conversa.
Para melhor compreensão, vamos colocar os nossos prompts ou as nossas perguntas para o ChatGPT em blocos escuros com bordas tracejadas e as respostas do ChatGPT em blocos verdes com bordas sólidas
Definindo o tópico da conversa
Inicie a conversa definindo os seus objetivos, o seu nível do idioma, qual idioma você quer aperfeiçoar e o que você espera do ChatGPT. Fizemos um exemplo para melhorar em francês, falei que meu nível é intermediário e que preciso que ele me ajude com exercícios, me corrija e ainda falei que tenho dúvidas com alguns assuntos do idioma, veja como ficou o prompt:
Estou aprendendo francês, meu nível é intermediário, por favor, me dê alguns exercícios simples para praticar conversação com você, um de cada vez. Espere eu responder, corrija minha resposta e me dê sugestões de como posso melhorar. Eu tenho bastante dificuldades com ce, cette, ceux e com verbos no passado, podemos começar por esses assuntos
O ChatGPT já entendeu o que eu pedi e já me enviou um breve exercício sobre as minhas dúvidas:
Claro, vamos começar! Aqui está um exercício sobre os pronomes demonstrativos "ce", "cette" e "ceux":
Complete as frases com "ce", "cette" ou "ceux":
1. Je vais acheter ___ livre.
2. Regardez ___ photos que j'ai prises lors de mon voyage.
3. ___ stylo est à toi.
4. Nous devons retourner ___ parapluie à son propriétaire.
Depois que você responder, vou corrigir e fornecer sugestões, se necessário.
E, apartir disso, eu vou respondando e interagindo com ele:
1. Ce
2. Ceux
3. Ce
4. Cette
E, o mais interessante, é que ele retorna com a correção e continua com novos exercícios para as outras dificuldades que eu disse no início que tinha:
Muito bem! Aqui estão as correções:
1. Je vais acheter **ce livre**. (Correto!)
2. Regardez **les photos** que j'ai prises lors de mon voyage. (Substituí "ceux" por "les", pois neste contexto estamos nos referindo a um substantivo plural.)
3. **Ce stylo** est à toi. (Correto!)
4. Nous devons retourner **ce parapluie** à son propriétaire. (Correto!)
Você fez um bom trabalho! Agora, vamos continuar com um exercício sobre verbos no passado. Complete as frases com o verbo adequado no passado composto (passé composé):
1. Hier, je (aller) ___ au cinéma avec mes amis.
2. Elle (manger) ___ une délicieuse pizza hier soir.
3. Nous (visiter) ___ le Louvre pendant notre voyage à Paris.
4. Ils (écouter) ___ de la musique toute la soirée.
Quando estiver pronto, me avise e vamos corrigir suas respostas!
Reforçando um assunto específico do idioma
Durante o aprendizado de um novo idioma, a gente sempre encontra um assunto que representa um certo desafio. Na maioria das vezes, a gente até sabe usar, mas sempre fica a dúvida se realmente sabemos ou se estamos realmente usando as regras gramaticais da forma correta. Neste caso, podemos perguntar para o ChatGPT, por exemplo:
Antes desse exercício, Poderia me explicar os casos de uso do ce, cette e ceux
Podemos ver a resposta dele para a entrada que eu fiz:
Claro! Vamos revisar os usos dos pronomes demonstrativos "ce", "cette" e "ceux" em francês:
1. "Ce": É usado para substituir um substantivo masculino singular que está próximo do falante, ou para referir-se a uma ideia ou conceito abstrato. Por exemplo:
- Ce livre est intéressant. (Este livro é interessante.)
- Ce que tu dis est vrai. (O que você está dizendo é verdade.)
2. "Cette": É usado para substituir um substantivo feminino singular próximo do falante. Por exemplo:
- Cette maison est grande. (Esta casa é grande.)
- J'aime cette chanson. (Eu gosto desta música.)
3. "Ceux": É a forma plural de "ce". É usado para substituir substantivos masculinos ou mistos (compostos por elementos masculinos e femininos) no plural. Por exemplo:
- Ces livres sont intéressants. Je les ai achetés. (Estes livros são interessantes. Eu os comprei.)
- Ces pommes et ces oranges sont délicieuses. Je les ai mangées. (Estas maçãs e estas laranjas são deliciosas. Eu as comi.)
Esses pronomes demonstrativos concordam em gênero (masculino/feminino) e número (singular/plural) com os substantivos que substituem.
Espero que isso esclareça! Agora, se estiver pronto, podemos prosseguir com o exercício sobre os verbos no passado.
Lendo a resposta do ChatGPT, você pode ver como ele identifica o assunto que eu mencionei (mesmo sem usar o termo correto, que no caso seria pronomes demonstrativos, e ele me traz as explicações para três casos: “ce”, “cette”e “ceux”, me fala que eles concordam em gênero e número e me pergunta se quero prosseguir com os exercícios.
Mas, digamos que mesmo assim você ficou com alguma dúvida! É só continuar a interação com o ChatGPT, por exemplo:
Qual palavra eu uso para substituir um substantivo longe do falante?
E ele me responde:
Para substituir um substantivo que está longe do falante em francês, você pode usar os pronomes demonstrativos "celui" (masculino singular), "celle" (feminino singular) e "ceux" (plural). Esses pronomes demonstrativos concordam em gênero e número com os substantivos que substituem e são geralmente acompanhados pela preposição "de" para indicar posse ou origem.
Exemplos:
- Regardez cette maison là-bas. Celle-ci est très belle. (Olhe para aquela casa lá longe. Esta é muito bonita.)
- Tu vois ces photos là-bas? Ceux-ci sont les miennes. (Você vê aquelas fotos lá longe? Estas são as minhas.)
Esses pronomes são usados para indicar algo distante do falante, seja fisicamente ou em termos de referência.
Faça perguntas ao ChatGPT
Lembre-se, o ChatGPT é uma ferramenta maravilhosa e que pode te ajudar em diversas tarefas, como já até postamos aqui: você pode usar o chatGPT até para planejar as suas viagens! Mas, tudo vai depender da forma que você usa a ferramenta. Sempre faça perguntas, peça para que ele se comporte de uma certa maneira: como um guia de turismo, como um professor de idiomas, enfim.
Peça para fazer exercícios do idioma
Caso queira praticar algum assunto, peça para que ele crie exercícios, corrija e te dê sugestões para melhorar e evoluir no tema.
Peça para ele te ensinar a conjugar um verbo em qualquer tempo verbal
Tem dificuldades em aprender como conjugar verbos no passado, no futuro ou em qualquer outro tempo verbal? Peça para o ChatGPT te dar alguns exemplos, uns exercícios e vai treinando em assuntos reais.
Peça para ele te explicar algum assunto, regra gramatical ou traduzir uma palavra
Ficou com dúvida sobre determinado assunto, regra gramatical ou até mesmo sobre a tradução ou quando você deveria usar uma palavra, pergunte ao ChatGPT e peça para ele te explicar.
Praticar conversação livre
Você pode simplesmente iniciar uma conversa no idioma sobre qualquer tópico de seu interesse. Peça para ele conversar contigo e para te corrigir e oferecer sugestões de acordo com o seu desenvolvimento. Além disso, peça dicas para melhorar.
Explore novos conteúdos do idioma
Quer aprender um novo assunto que você ainda não sabem nem mesmo qual seria? Pergunte ao ChatGPT, vamos a um exemplo que eu fiz após iniciar a conversa, fazer alguns exercícios e perguntas, eu perguntei:
Gostaria de abordar outros aspectos e gostaria da sua sugestão
E ele me responde:
Claro! Como você já está trabalhando em pronomes demonstrativos e verbos no passado composto, podemos explorar outros aspectos da gramática francesa ou expandir suas habilidades de conversação com vocabulário e expressões idiomáticas. Aqui estão algumas sugestões:
1. Vocabulário Temático: Podemos praticar vocabulário em diferentes temas, como comida, família, transporte, ou qualquer outro tópico de seu interesse. Posso fornecer listas de palavras e frases relacionadas a esses temas para você praticar.
2. Expressões Idiomáticas: Podemos explorar expressões idiomáticas comuns em francês e discutir seus significados e usos em contexto. Isso pode ajudar a tornar sua conversação mais natural e fluente.
3. Gramática Avançada: Se estiver interessado em desafios mais avançados, podemos explorar conceitos gramaticais mais complexos, como subjuntivo, condicional, ou uso de pronomes relativos.
4. Conversação Livre: Se preferir praticar sua conversação de forma mais livre, podemos simplesmente iniciar uma conversa em francês sobre qualquer tópico de seu interesse, e eu estarei aqui para corrigir e oferecer sugestões conforme necessário.
Por favor, me avise qual opção você prefere, ou se há algum outro aspecto específico do francês que gostaria de abordar!
Podemos ver que ele me trouxe quatro opções bem interessantes para explorar e expandir o meu conhecimento em francês. Eu continuei a conversa:
3
E ai, ele continua com mais conteúdo e começa a me explicar sobre o subjuntivo.
Ótimo, vamos explorar um pouco de gramática mais avançada. Vamos começar com o subjuntivo em francês.
O subjuntivo é usado em várias situações em francês, como para expressar desejos, dúvidas, incerteza, possibilidade, e após certas expressões. Por exemplo:
- Je veux que tu viennes demain. (Eu quero que você venha amanhã.)
- Il est possible que nous partions tôt. (É possível que nós saiamos cedo.)
- Je doute qu'il réussisse son examen. (Eu duvido que ele passe no exame.)
Você gostaria de praticar conjugações regulares e irregulares do subjuntivo, ou prefere explorar exemplos de uso em contexto?
Achei sensacional, foi algo que eu realmente não tinha conhecimento e que foi uma ótima recomendação.
Conclusão
Usar o ChatGPT para aprender um novo idioma oferece inúmeras vantagens. A primeira delas é que o ChatGPT é uma ferramenta gratuita! E, também podemos contar com a conveniência e flexibilidade de estudar a qualquer hora e em qualquer lugar, seja no computador ou no celular.
Uma das coisas mais legais é que a inteligência artificial do ChatGPT pode fornecer respostas e feedback imediato, além de adaptar-se ao seu ritmo de aprendizado e oferecer mais recursos, desde prática de conversação, esclarecimento de dúvidas gramaticais, conjugação de verbos, entre outras coisas. Com o ChatGPT, o aprendizado de idiomas se torna mais acessível, eficiente e personalizado, como você viu nos diversos exemplos que fizemos juntos.
Use o ChatGPT com sabedoria. Tenha maturidade para identificar quando a ferramenta se confundir e sempre busque aprender também com outras fontes, como livros e até mesmo em salas de aula. Lembre-se sempre, independente das ferramentas, das aulas ou até mesmo do professor, se você não se dedicar e estudar, vai ser muito mais difícil aprender um idioma. Você tem que treinar, usar o idioma e vivenciar ele na prática. Ai sim, você vai aprender como se estivesse brincando.
Boa sorte e bons estudos!
Deixe um comentário