Conheça New Orleans (USA)

 O primeiro post tinha que ser da cidade mais zuera dos Estados Unidos. Assim, claro que tem muita cidade top por aii mas nenhuma é como New Orleans. New Orleans tem forte influência europeia por ter sido colônia francesa, mas também influência caribenha e africana.  Muito rica culturalmente, New Orleans é reconhecida mundialmente pela culinária, música (a cidade do Jazz) e o anual Mardi Gras (que é comparado ao Carnaval Brasileiro, mas a verdade é que não tem nada a ver).

New_Orleans_Streetcars_2009_05 Uma boa, e bem barata, forma de conhecer a cidade é utilizando os streetcars. São bondinhos que andam pela cidade no valor de $1,25 uma passagem. Mas tem a opção de fazer integração com as linhas de ônibus da cidade. São três linhas que passam por diferentes pontos da cidade: St. Charles, Canal Street, e o Riverfront.

1238337_10151564625461046_954634169_n Passeando por New Orleans, você vai encontrar casas com arquitetura histórica e ruas bem arborizadas com lindos carvalhos, além da facilidade de encontrar algum músico ou artista nas ruas. A Culinária de NOLA é bem focada nos frutos do mar tendo como exemplos, o famoso Gumbo, uma mistura de arroz que tem de dois tipos: uma que é com frango e linguiça e a outra com camarão e caranguejo. Também tem o Jambalaya, um outro prato de arroz que varia com linguiça, frango e frutos do mar, top top da balada. Um pequeno detalhe é que eles adoram uma pimenta. Tanto como no Gumbo ou no Jambalaya, quanto em outros pratos você vai notar presença. Outra especialidade da casa são os Po-Boys. Po-Boys são sanduíches com o famoso pão francês ou pão carioquinha (sei lá como você conhece) servidos com: camarão, ostra, caranguejos, bem como batatas fritas e presunto e queijo. Mas os sabores dependem do local, que são vários espalhados pela cidade cada um com sua especialidade. Aah, não tem como não visitar New Orleans e não dar uma passadinha no Café Du Monde na famosa Jackson Square e não experimentar um Beignet (que na verdade vem três) com café com leite ou chocolate com leite.  Tipo, é uma massa de pão frita coberta com açúcar que falando assim nem dá vontade de provar, mas quando se experimenta, meu amigo, vou te contar. Fim de tarde, muito bom. Assim, tem Beignet em outros lugares mas do Café Du Monde é mais tradicional e gostoso.

8314868287_48e04868e8 Visitando New Orleans durante o dia você vai encontrar muitos lugares para visitar. Assim como a própria Jackson Square com a vista do Rio Mississippi e o Aquário da cidade. Também é legal visitar a Jackson Square porque nela você encontra muitas demonstrações de arte na calçada tanto quadros como também músicos. Na frente do parque da Jackson Square você vai encontrar uma fila de charretes na qual você pode pagar para ter um passeio diferente, cultural e informativo pela cidade.

 Um pouquinho mais para o outro lado da cidade tem o City Park, com uma beleza única e um museu dentro dele. Ele é um grande parque com um lago no qual tem pedalinhos para dar uma volta, como também há aluguel de bicicletas e outras atividades. Assim como também tem uns jardins dentro de exposições de estátuas que você pode visitar sem pagar nada. New Orleans também tem um Zoológico. Tem um outro parque

20140919_173541chamado Audubon Park onde frequentemente tem algum evento ao ar livre. Essa imagem à esquerda por exemplo, é de uma amostra musical que acontece de graça no Audubon Park chamado Music Under The Oaks. Ao longo de toda a cidade é fácil encontrar algum parque para passar a tarde apreciando a natureza, descansando, fazendo piquenique ou até mesmo exercícios físicos. Assim como também o Louis Armstrong Park.

 Uma atividade que vale muito a pena procurar participar, é o NOLA Social Ride. Pessoas marcam pela net, com página no Facebook também para facilitar a comunicação, de se encontrar em um determinado ponto da cidade e dá uma volta pela cidade. Tipo, vai bastante gente. E a galera vai com as bikes iluminadas luzes coloridas e equipadas com caixas de som o que torna o passeio bem agradável e uma ótima forma de conhecer a cidade e fazer novos amigos. As voltas são feitas à noite, especialmente toda quinta. Onde geral sai gritando: Happy Thrusday!! A seguir um rápido vídeo de como funciona!

530495_480794825372424_200888528_n

 Durante todo o ano, vários festivais acontecem pela cidade misturando muita música, arte e comida. É diversão pra todas as idades e gostos. A maioria desses festivais são de graça, mas é bom levar um trocado pro caso queira comprar algo por lá. Essa imagem à esquerda, por exemplo, é de um dos festivais culinários: Po-Boy Fest (não é porquê é de comida que não vai ter as tradicionais bandas da cidade). Essa segunda imagem é20140518_163316 do Bayou Boogaloo Festival. Mas também como gratuito, há também os festivais que exigem um investimento, como o Jazz Festival. O Jazz Festival é um festival cultural que a cada edição escolhe um lugar para tentar fazer um link entre ele e New Orleans. Ano passado o escolhido da vez foi o Brasil, onde teve apresentações de artistas brasileiros como também locais. Dá uma olhada nesse link com informações sobre os eventos do mês: http://www.bestofneworleans.com/gambit/new-orleans-festivals-guide-ocotber-2014/Content?oid=240247820140427_141636

 De todos os eventos de New Orleans o mais conhecido é o Mardi Gras. É comparado com o carnaval brasileiro mas parece mais uma mistura de blocos de carnaval com 7 de setembro. No post New Orleans – Mardi Gras, tem mais informações sobre esse evento tão procurado por turistas.

Um local que turistas sempre vão é a Bourbon. Foto-0275A Bourbon Street é a rua da zuera; uma rua de bares, restaurantes e strip clubs. Lá você vai encontrar clubs com todos os gostos musicais como country, pop-rock, e latinos. No final da Bourbon, pra quem entra pela Canal Street tem o considerado lado gay da Bourbon. Com clubs e bares gays com direito a dançarinos no balcão e tudo. É engraçado você andar pela Bourbon porque você vai encontrar gente de todo tipo e gente que vem atrás de zuera. Tem muita gente que anda meio fantasiada e/ou meio nua. Inclusive também rola o lance de jogar colar pra quem mostra os peitos, mas não com tanta frequência como é 20140222_021425em época de Margi Gras. Se as mulheres não mostrarem tudo bem, algumas conseguem sem mostrar. Quando o cara é bonito ou engraçadinho, também consegue. O lance é chamar atenção de quem joga. É engraçado.

Na Bourbon você também encontra uns guardas municipais montados nuns cavalos gigantes e lindos como também grupos de religiosos andando com placas sobre salvação, e textos contra pecado e homossexualismo. A Bourbon Street fica no French Quarter. Uma área onde cultura e arte estão espalhados pra todo lado.

 Mas se você quer um lugar com cara de boemia, onde você pode encontrar do Jazz ao Latin, do Blues ao reggae, você deve ir na Frenchmen Street. Uma rua com vários bares legais para dar aquela saidinha com a rapaziada a qualquer dia da semana. E mesmo fora dos bares você pode ouvir o melhor da live music produzido na cidade. Ah, só para caso esqueçam, idade de beber nos Estados Unidos é 21 anos. Então, menor de 21 nem adianta sair para beber, que eles nem deixam entrarem nos bares.

20131101_011900 Assim como o Mardi Gras, o Halloween é outro evento que chama atenção de muitos turistas para New Orleans. Parades também são realizadas, e você pode encontrar muitas pessoas fantasiadas na rua. Mas não são aquelas fantasias baratas não. Até mesmo senhores de idade investem pesado em maquiagem para dar uma volta na Canal 1383615_10202368339834005_780980918_nStreet (local das principais Parades) e adjacências. No Canal do Socialize Trips no Youtube você pode encontrar alguns vídeos do Halloween em New Orleans, assim também como os outros vídeos postados.

Tipo, New Orleans é uma cidade muito única (e isso é dito é até pelos próprios americanos). Tem muita coisa atraente sobre a cidade ainda que não foi nem citado neste post. Aproveite agora que o mês de Outubro só começou e já pense numa fantasia bem irada pro Halloween, Socialize com alguém e vá conhecer essa cidade tão cheia de cultura e diversão.

Taynara Matos
Social Links

Taynara Matos

Mestranda em Química Orgânica na UFC, Ex-Bolsista do CsF - EUA (2013-2014).
Taynara Matos
Social Links

Últimos posts por Taynara Matos (exibir todos)

Comentários (3)

  1. Pingback: [Experiências] Leonardo Machado | Socialize Trips

  2. Pingback: Noites de New Orleans | Socialize Trips

  3. Pingback: New Orleans – Mardi Gras | Socialize Trips

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *