Se você é do tipo de pessoa que ama viajar e adora guardar os tickets de museus, hotéis, e dos transportes que você usou durante a sua viagem e não sabe o que fazer com eles, você precisa saber mais sobre scrapbook e scrapbooking .
Mas, afinal, o que é scrapbooking?
O Scrapbooking é uma forma de arte e um passatempo que envolve a criação de álbuns personalizados, onde se combinam fotografias, recortes, textos e diversos elementos decorativos para documentar e contar histórias de momentos importantes, como viagens, eventos especiais, ou a vida cotidiana. Em resumo, o scrapbook é um álbum de recortes e scrapbooking é a arte de fazer esses álbuns de recortes.
Então, se você pretende saber mais sobre scrapbooking de viagem, aqui vão 10 dicas preparadas pela Soho Premium Papelaria para você começar a fazer o seu!
10 dicas para você começar o seu Scrapbook de viagem!
1. Guarde as lembranças da viagem:
Sempre que for viajar, guarde os ingressos, as passagens, os mapas, os cartões postais, as brochuras e até as notas de moedas estrangeiras que você conseguir trazer contigo. Esses itens adicionam autenticidade e variedade ao seu scrapbook, além das recordações que cada um poderá te trazer.
2. Escolha um tema consistente
Pense na sua viagem e escolha pelo menos um tema de cores e um estilo para seu scrapbook. Isso pode ser algo relacionado ao destino da viagem, como um estilo tropical (com plantas e cores verdes e amarelas) para uma viagem à praia ou cores vibrantes para um destino urbano.
3. Organize as memórias cronologicamente
Arrume os itens no scrapbook na ordem em que aconteceram durante a viagem. Isso vai te ajudar a contar a história da sua viagem de forma coesa e linear, ou seja, se você for mostrar seu scrapbook e falar da sua viagem para alguém, eles vão acompanhar a sua linha de raciocínio.
Dica do Socialize Trips:
Organize as memórias da sua viagem usando o Notion. Além de anotar todo o seu roteiro, você pode salvar as fotos, comentários e muito mais dentro do app.
4. Inclua fotos e legendas
Além dos itens que você guardou, é sempre bom selecionar as melhores fotos e escrever pequenas legendas para cada uma. As legendas podem incluir informações sobre o local, data, uma frase ou até mesmo as suas impressões pessoais sobre aquele momento vivido.
5. Não esqueça do seu toque pessoal
Lembre-se, o scrapbook é seu e precisa ter a sua essência. Deixe espaço para escrever sobre suas experiências, pensamentos e sentimentos. Como se cada página ou espaço representasse algo que foi vivido na viagem, como as legendas do item anterior. Isso torna o scrapbook mais pessoal, íntimo e memorável.
6. Use decorações temáticas
Adicione adesivos, washi tapes e outros enfeites que complementem o tema da sua viagem, especialmente se a sua viagem acontecer em alguma data comemorativa, como o dia das bruxas (halloween) ou se você for para um local temático, como a Disney, por exemplo. Estes detalhes enriquecem visualmente o seu scrapbook.
7. Crie páginas temáticas
Dedique páginas a temas específicos, como comida local, paisagens naturais ou encontros culturais. Isso ajuda a destacar aspectos únicos da sua viagem. Você pode até escrever um pouco sobre algo que você aprendeu sobre o tema que você escolher.
8. Digitalize alguns elementos
Se você tem muitas fotos ou itens digitais, considere imprimir alguns para incluir no scrapbook. Você também pode usar ferramentas digitais para criar layouts de acordo com o tamanho das páginas do seu scrapbook antes de imprimi-los.
9. Inclua mapas e os seus itinerários
Pegue o seu roteiro e mapas marcados com locais que você visitou ou os itinerários detalhados para adicionar no seu álbum. Mapas são sempre bastante interessantes e informativos.
10. Faça um fechamento especial
Por fim, conclua seu scrapbook com uma reflexão sobre a viagem, destacando seus momentos favoritos ou o que você aprendeu. É um momento para pensar sobre tudo o que aconteceu e, quem sabe, ser um espaço para te motivar para as próximas viagens que virão.
Conclusão
Manter um scrapbooking te proporciona guardar as lembranças de viagem de maneira física, não apenas digital! Além disso, o processo de criação é muito relaxante e terapêutico. Pense no scrapbook como uma ótima oportunidade de desacelerar da sua rotina e do dia a dia, refletir sobre as suas experiências de viagem e expressar a sua criatividade.
Com o tempo você verá que o seu scrapbook se tornará não apenas um registro histórico das suas viagens, mas também da sua vida e evolução pessoal.
Aprenda mais sobre scrapbook
No vídeo abaixo, feito pela Flávia da Soho Papelaria, ela faz um tour com os scrapbooks que ela mesmo faz. Confira o vídeo e comente no fim do texto se você já conhecia a arte de scrapbooking ou fale um pouco também sobre as suas experiências.
Deixe um comentário