Como montar um Roteiro de Atrações Turísticas de seu destino de viagem

    Publicado em:

    Nas últimas publicações nós falamos muito sobre como fazer o planejamento do seu roteiro de viagem. Falamos sobre o Notion, para você organizar a viagem passo a passo, com todas as informações antes, durante e após a viagem (criando um álbum de fotos, por exemplo).

    E em outra publicação, nós falamos sobre como podemos usar a inteligência artificial, ou seja, o ChatGPT, para montar o roteiro da sua viagem. O legal de usar o ChatGPT é que você pode conversar e alinhar todos os detalhes do seu roteiro até chegar no formato desejado.

    Na publicação de hoje, trazemos outra alternativa para você realizar o planejamento da sua viagem. Todas elas se complementam. Mas, o legal desse texto é que você consegue obter vários roteiros que foram devidamente organizados em planilhas, como veremos mais para frente.

    O texto abaixo foi escrito pelo pessoal do site Programe Viagem.

    Viajar sem surpresas

    Tem quem goste de surpresas e prefere não programar nada do que fazer durante a viagem. Mas, surpresas podem ser boas ou ruins. Quem prefere não correr o risco de passar por perrengues durante uma viagem, que tem por objetivo justamente desestressar, quer chegar no destino sabendo o que lhe espera e o que vai fazer, principalmente o que vai conhecer e as atrações turísticas que vai visitar.

    Eu me enquadro no segundo tipo de viajante e sempre programei minhas viagens em detalhes. É claro que isto dá um trabalho danado, mas eu tenho algo que você vai gostar. Continue lendo para saber.

    Como já viajei para quase todos os estados do Brasil, fui colecionando os roteiros que fiz e tenho relacionadas todas as atrações turísticas do Brasil. É isto que quero compartilhar com você, caro leitor. Aquele “trabalho danado” que mencionei acima já está feito. Mas antes, vou explicar em detalhes como fiz e ainda faço no caso de um novo destino, para definir as atividades que serão realizadas durante a viagem, mais especificamente, quais as atrações turísticas serão visitadas, com um roteiro que contenha a rota de cada dia da viagem.

    Confira nossos stories sobre planejamento de viagem:

    Pesquisando o roteiro

    Definido o destino da viagem, começo pesquisando o que tem lá. O melhor lugar para isto é o portal de viagens TripAdvisor. Lá encontramos as atrações com comentários e avaliações de viajantes que já conheceram o lugar. É preciso analisar com cuidado e também considerar o fato de que, sem nenhum desmérito, o portal é alimentado pelos próprios usuários, isto significa que existem atrações que são cadastradas no portal pelos próprios usuários e tem muita coisa que não vale a pena.

    Além disto, as atrações não são exibidas em ordem lógica de localização geográfica, ou seja, para não correr o risco de ficar batendo cabeça, indo e voltando para o mesmo lugar, é preciso pesquisar a localização geográfica de cada atração selecionada, para então ordená-las e assim poder montar a rota de cada dia da viagem. Também é preciso estimar o tempo necessário para cada atração.

    O TripAdvisor é sem dúvida o maior portal de viagens do mundo, mas nem tudo está lá. Já encontrei atrações que não estavam cadastradas no portal, por isso, não restrinjo minha pesquisa somente nele. Incluo na pesquisa outras fontes também, principalmente o portal de turismo oficial da cidade, quando ele existe.

    Definindo o roteiro

    Em resumo, para você chegar num roteiro de viagem personalizado que inclua as atividades e a rota de cada dia da viagem é preciso seguir os seguintes passos:

    • Definir o destino (cidade) da viagem;
    • Pesquisar e selecionar as atrações turísticas que você quer conhecer ou visitar neste destino;
    • Definir o tempo necessário para cada atração (no TripAdvisor há dicas sobre isto);
    • Pesquisar a localização geográfica de cada atração selecionada;
    • Ordenar as atrações pela sua localização geográfica (para isto uso o Google Maps);
    • Definir a rota para cada dia da viagem, considerando a localização de cada atração e o tempo necessário para conhecê-la.

    É este o “trabalho danado” que mencionei acima e que está pronto e à sua disposição gratuitamente. Mas, como nem tudo são flores, por enquanto só temos o Brasil. Se sua viagem for para outro país, por enquanto, não podemos te ajudar.

    Tabela de atrações turísticas

    Aproveitando que o Socialize Trips fez um Guia completo sobre São José dos Campos, eu vou te apresentar um exemplo de uma tabela de atrações turísticas para um passeio por São José dos Campos para você complementar com o guia deles. Veja a imagem abaixo:

    Tabela com uma lista de atrações turísticas de São José dos Campos, São Paulo.
    Exemplo da tabela com o roteiro de atrações turísticas de São José dos Campos / SP.

    O campo “ID” mostra a ordem sequencial de apresentação na tabela e obedece a localização geográfica, ou seja, a atração seguinte está próxima da anterior, facilitando a construção de uma rota diária da viagem.

    No campo “Atração” existe um link onde se pode obter mais informações e ver fotos da atração no portal TripAdvisor ou outra fonte.

    No campo “Latitude/Longitude” estão as Coordenadas Geográficas de localização exata da atração, ou em alguns casos, do melhor local próximo para estacionar e também o link “Ir com Google Maps” que te leva para seu navegador com a localização exata, o que facilita muito durante os deslocamentos na viagem.

    Finalmente, no campo “Tempo Médio de Permanência” você tem uma estimativa do tempo necessário para a visita.

    Considerações finais

    Se gostou e pretende conhecer mais sobre a Tabela de Atrações Turísticas, você pode conferir o Programe Viagem. Lá no site, você poderá ver somente a página do seu destino ou baixar a tabela inteira com todas atrações de todos os Estados do Brasil. A tabela inteira é uma planilha do aplicativo Excel, formatada de modo a possibilitar a seleção das atrações e a aplicação de filtros para você obter uma tabela contendo somente o que seja de seu interesse.


    Publicado em:

    ,

    Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Usando o ChatGPT para planejar a sua viagem Confira o story e comece a planejar a sua viagem com o Notion