Passo a passo para obter um Visto Americano

    Publicado em:

    Viajar para os Estados Unidos é o sonho de muitas pessoas ao redor do mundo. Seja para turismo, estudo, trabalho ou até mesmo para visitar familiares, o país atrai milhões de visitantes anualmente. No entanto, para entrar nos Estados Unidos, a maioria dos estrangeiros precisa obter um visto americano. Neste guia passo a passo, vamos explorar o processo de obtenção do visto americano, desde os requisitos básicos até o agendamento da entrevista consular.

    Requisitos básicos: Passaporte

    O primeiro passo para solicitar um visto americano é possuir um passaporte válido. O passaporte é um documento de identificação internacional emitido pelo governo do seu país de origem e é essencial para qualquer viagem internacional. Antes de iniciar o processo de solicitação do visto, verifique se o seu passaporte está válido por pelo menos seis meses após a data prevista de retorno da sua viagem aos Estados Unidos. No caso de brasileiros, se você ainda não tem um passaporte, confira o nosso texto com o passo a passo para emitir o seu passaporte brasileiro.

    Como tirar o passaporte brasileiro
    Como tirar o passaporte brasileiro
    Veja como tirar o seu passaporte brasileiro com este guia rápido.

    Tipos de vistos

    Existem diversos tipos de vistos disponíveis para quem deseja viajar para os Estados Unidos, cada um com suas próprias finalidades e requisitos específicos. Os vistos mais comuns incluem:

    • Visto de Turismo (B-2): Para viagens de lazer, visitas a familiares ou amigos, tratamentos médicos, participação em eventos sociais, entre outros.
    • Visto de Negócios (B-1): Para participar de conferências, feiras comerciais, reuniões de negócios, entre outros.
    • Visto de Estudante (F-1, J-1 ou M-1): Para estudantes (intercambistas) matriculados em instituições de ensino nos Estados Unidos.
    • Visto de Trabalho Temporário (H-1B, H-2A, H-2B): Para profissionais que vão trabalhar temporariamente nos Estados Unidos em áreas específicas.

    Apesar de você iniciar o processo para os vistos B-1 e B-2 de forma separada, se aprovado, você receberá o visto B1/B2. Então, caso você solicite o B-1 e seja aprovado, você não precisará pedir o B-2, pois ele vem “em conjunto” com o B-1. Chique né!

    É importante determinar qual tipo de visto é mais adequado para o seu propósito de viagem antes de iniciar o processo de solicitação.

    Processo de solicitação do visto

    O processo de solicitação do visto americano pode variar dependendo do país onde você está solicitando o visto. No entanto, geralmente inclui os seguintes passos:

    Tela do formulário DS-160 do Departamento de Estado dos EUA. (Acessado em 5 de abril de 2024).

    Preenchimento do Formulário DS-160

    O Formulário DS-160 é um requerimento online que deve ser preenchido por todos os solicitantes de visto. Ele inclui perguntas sobre informações pessoais, detalhes da viagem e histórico de imigração. É um formulário relativamente extenso e requer calma na hora do preenchimento. Você não precisa preencher tudo de uma vez, podendo salvar e voltar em outro momento. Entretanto, preencha todas as informações de forma precisa, não minta e muito menos tente omitir dados importantes pois isso poderá ser um dos motivos para negar o seu visto.

    Pagamento da taxa de solicitação de visto

    Após preencher o DS-160 e antes de agendar a entrevista no consulado ou embaixada americana, você precisará pagar a taxa de solicitação de visto. O valor da taxa pode variar dependendo do tipo de visto solicitado. Confira os valores no site de agendamento do visto.

    Em abril de 2024, as taxas vão de $185 a $285 dependendo do tipo de visto. Lembrando que alguns tipos de vistos possuem taxas adicionais.

    Agendamento da entrevista consular

    Após o preenchimento do Formulário DS-160 e o pagamento da taxa de solicitação de visto, é necessário agendar uma entrevista consular na embaixada ou consulado dos Estados Unidos mais próximo da sua localização. Durante a entrevista, você será questionado sobre o propósito da sua viagem, seus planos nos Estados Unidos e sua situação financeira, entre outros tópicos.

    Documentação necessária

    É importante levar todos os documentos necessários para a entrevista consular, incluindo o comprovante de pagamento da taxa de solicitação de visto, o formulário DS-160 preenchido, o passaporte válido, uma foto recente, comprovantes de vínculos sociais e financeiros com o país de origem, entre outros.

    No site do Governo Americano, eles listam os seguintes documentos:

    • Passaporte,
    • Itinerário da viagem, se você já tem as datas definidas. (Caso você não tenha, coloque uma data estimada e um local provisório, um hotel na cidade que você gostaria de ir, etc).
    • Datas das suas últimas cinco visitas aos Estados Unidos, se você já viajou aos EUA anteriormente.  
    • Currículo – Eles podem te pedir informações sobre você e sobre seus dados educacionais e de trabalho.
    • Outras informações – Alguns aplicantes, dependendo do motivo de viagem, podem ser solicitados informações adicionais.

    Alguns tipos de vistos possuem outros documentos, como o formulário DS-2019 para estudantes/intercambistas (visto J1).

    Dúvidas frequentes sobre o DS 160

    Se você ainda ficou com dúvidas ou quer mais informações sobre o formulário DS 160, confira as perguntas frequentes no site do Governo Americano.

    Tempo de processamento

    O tempo de processamento do visto americano pode variar dependendo do país e da época do ano. Em média, o processo de solicitação do visto pode levar de algumas semanas a alguns meses. No Brasil, você pode olhar o tempo médio de processamento diretamente no site de agendamento. Por exemplo, em abril de 2024, o tempo médio de processamento do visto americano de turismo (B1/B2) em São Paulo era de 122 dias úteis. Já para o visto de estudante (J1) era de 3 dias. Caso queira conferir o tempo para outras embaixadas e consulados, acesse o link de tempo de espera de visto global.

    Taxa de sucesso

    Quanto à taxa de sucesso, ela também pode variar dependendo de vários fatores, como o tipo de visto solicitado, o histórico de viagens do solicitante, a documentação fornecida e o resultado da sua entrevista.

    Mensagem entregue no após ter o visto americano aprovado (2023).

    Conclusão

    Obter um visto americano pode parecer um processo complexo, mas seguindo os passos corretos e fornecendo a documentação necessária, é possível alcançar sucesso na obtenção do visto. Certifique-se de iniciar o processo com antecedência suficiente para evitar atrasos e esteja preparado para a entrevista consular, respondendo honestamente e fornecendo informações precisas sobre sua viagem e sua situação pessoal. Com o visto em mãos, você estará pronto para embarcar em sua jornada aos Estados Unidos e explorar tudo o que o país tem a oferecer.

    Boa viagem!

    Foto por ben o’bro de Unsplash

    Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Como tirar o passaporte brasileiro