IDJovem – Identidade Jovem para viagens interestaduais

    Publicado em:

    Viajar, conhecer novos lugares, novas culturas, pessoas e histórias é muito bom mas o que pesa mais, ainda mais se tratando de Brasil, é a passagem. A gente se esforça pra juntar uma grana, reserva quarto compartilhado em hostel, come bem em apenas uma refeição, pega busão e bike compartilhada e o que sai mais caro, na maioria das vezes, é a passagem. Não tem pra onde fugir, é indo de bus ou de avião, a gente vive com os alertas de promoções ligado pra não deixar passar uma. Mas você sabia que, para viagens interestaduais no Brasil, dá para VIAJAR DE GRAÇA! Isso mesmo, 0800.

    Nem todos sabem, mas regulamentado em 2015, o Governo Federal criou a Identidade Jovem, mas conhecido como IDJovem. O IDJovem é um documento que oferece diversos benefícios aos jovens. Benefícios esses que incluem meia entrada em shows, teatros, eventos culturais e esportivos e em passagens de ônibus. Com ele você recebe meia passagem ou 100% da passagem, depende da disponibilidade da empresa.

    • Quem tem direito?

    Jovens entre 15 e 29 anos com NIS ativo no CadÚnico- Cadastro Único. Ou seja, os jovens de família de baixa renda (renda familiar de até 2 sálarios mínimos)*. Não é necessário ser estudante para usufruir do IDJovem.

    *No site do IDJovem diz até 2 salários mínimos, mas o Decreto de 2007, diz que família baixa renda se enquadra renda familiar mensal de até 3 salários mínimos.

     

    • Como fazer?

    O cadastro e atualização de dados no Cadastro Único é realizado nos CRAS- Centro de Referência de Assistência Social. O responsável familiar se dirige a um CRAS da cidade que reside levando RG, CPF, Título Eleitor, Certidão de Casamento, Comprovante de Residência, Carteiras de Trabalho (CTPS) e Atestados de matrícula escolar.

     

    • Emitindo o cartão

    Após o cadastro, o jovem com seu NIS (que para quem já tem, é o número da carteira de trabalho), emite seu IDJovem ou pelo aplicativo para smartphones ou pelo site oficial do programa (https://idjovem.juventude.gov.br/emitir-id-jovem#geraridjovem). O aplicativo pode ser baixado tanto no Google Play, Apple Store eWindows Store.

    Depois do preenchimento dos dados, caso não aja erro, será gerado seu cartão apresentando um QRCode com identificação, data de validade e dados do titular.

     

    • Como usar?

    Com seu cartão em mãos (não precisa imprimir, pode apenas mostrar a imagem no celular), basta apresentar o cartão e o RG (ou documento oficial com foto) no balcão da empresa de ônibus, perguntando se tem passagem pelo IDJovem para a data de viagem desejada. Apenas duas vagas são 100% gratuitas e duas com 50% de desconto em ônibus convencional. Por isso, é indicado que a reserva seja feita o quanto. Algumas empresas já começam a disponibilizar as vagas para IDJovem com 6 meses antes da data de viagem.

     

    Então, caso já seja cadastrado no CadÚnico e possua NIS ativo, corra e aproveite esse benefício. Para mais informações consulte o site do programa.

    De todo modo, fica aqui a dica, espero que tenha ajudado. Tem alguma dúvida? Algum outra dica para amenizar na passagem? Entre em contato conosco ou comente logo abaixo. Lembrando que temos muito mais dicas de apps e sites para sua viagem no nosso site. Aproveite e fique por dentro das novidades nos seguindo no Facebook.

    Este post NÃO é patrocinado. Estamos compartilhando pois achamos que o site poderá te ajudar a economizar na sua viagem.

    Obs.: As imagens desta publicação foram retiradas do site do aplicativo.

    Até a próxima. Vlw, flws!

    Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *