Como fizemos um texto falando sobre como você pode ganhar 10% de desconto no Uber e Uber Eats, e eu acabei caindo em um golpe ao fazer um pedido pelo Uber Eats, resolvi escrever esse texto. Além disso, vi que muitas pessoas estão caindo no mesmo golpe. Por isso, acho que seria interessante em compartilhar isso com vocês para alertá-los. Vou tentar ser bem breve. Vamos lá.
Como acontece o golpe no Uber Eats
A pessoa faz o pedido em um restaurante qualquer. Escolhe o que quer, seleciona o endereço, a forma de pagamento e pede. O restaurante faz o pedido e envia. O entregador pega seu pedido e vai para o seu endereço.
Ai começa o golpe.
O golpe no Uber Eats
Alguns entregadores, obviamente que não são todos, estão fingindo que chegaram ao local de destino (a sua casa) e tentam falar contigo. Alguns ligam e outros tentam mandar mensagem. Essa tentativa geralmente é frustrada e você não recebe essa ligação ou mensagem. O entregador diz que te esperou por mais de 10 ou mais minutos e seu pedido é cancelado!
Seu pedido foi cancelado e a Uber diz que você não terá direito ao reembolso do pedido.
O que o entregador ganha com isso?
Na verdade, ele apenas pegará o seu lanche. O restaurante e o entregador vão receber normalmente. Ele vai ficar com seu lanche e você fica no prejuízo.
E o suporte da Uber Eats, fala o que?
Eles simplesmente dizem que o entregador seguiu as normas do aplicativo e que você foi o errado. Não há o que fazer. Infelizmente, é isso. Você pagou o lanche para o golpista.
Outras pessoas estão reclamando
Após sofrer esse golpe “fajuto“, eu fui aos perfis da empresa no Facebook e no Instagram. E lá, há muitas pessoas reclamando desesperadas após sofrerem o mesmo tipo de golpe.
O que fazer caso você tenha sofrido esse golpe
A empresa não está fazendo nada. Mesmo assim, recomendo que você entre em contato com o suporte do aplicativo. Isso serve para qualquer aplicativo. Salve todos os registros de comunicação. Seja protocolo, print do chat ou email. Caso a empresa não resolver, entre no Procon ou pelo Consumidor.gov.br. Além disso, há o Reclame Aqui.
O Reclame Aqui é bom, porém a Uber Eats (https://www.reclameaqui.com.br/empresa/uber/) é uma das empresas com mais reclamações e menos respostas nos últimos meses. Provavelmente, uma reclamação lá não será suficiente e você sequer será respondido.
Conclusão
Eu já fiz vários pedidos no Uber Eats e uso o Uber sempre que possível. Tanto é que fizemos o texto para você aproveitar e conseguir 10% de desconto para usar o aplicativo. Porém, os golpistas estão aproveitando essa fase de pandemia, poucos funcionários e outros fatores para dar os golpes.
Também acho que esse problema está acontecendo agora e que a empresa deverá tomar algumas medidas para prevenir esse tipo de ação.
Enquanto eles não tomam nenhum tipo de medida e continuam compactuando com os golpistas, eu recomendo que você não utilize o aplicativo por enquanto ou para sempre. Vai depender de você.
Espero que você tenha lido esse texto antes de cair no golpe. Fique atento e não perca dinheiro.
Compartilhe com seus amigos
Ah, não se esqueça de compartilhar essa publicação com seus amigos. Quanto mais pessoas souberem disso, maior será a chance da empresa tomar alguma atitude e menor será a quantidade de pessoas lesadas por esse tipo de golpe.
Atualização (02 de Agosto de 2020): Alguns sites começaram a relatar esse mesmo tipo de golpe com o nome de Golpe dos 10 minutos da Uber Eats. Nós fizemos esta postagem em abril de 2020 e até hoje várias pessoas estão caindo no golpe. Isso quer dizer que a empresa continua ajudando os entregadores mal intencionados e os clientes ficam sem amparo e lesados. Recomendamos que todos entrem no PROCON contra a empresa.
Deixe um comentário