Escolha o melhor lado do ônibus e evite o sol nas suas viagens

    Publicado em:

    Quando se trata de viajar de carro ou ônibus, escolher o lado certo pode fazer toda a diferença no conforto da viagem. Ninguém gosta de enfrentar o sol escaldante durante horas, pegando no nosso rosto ou queimando o nosso braço ou perna, principalmente quando você está viajando no verão ou em estados onde a temperatura atinge altos graus.

    Aqui no Socialize Trips, a gente sempre tenta planejar o máximo de coisas para que a viagem aconteça da melhor forma possível, por isso, neste texto vamos te dar algumas dicas de como você pode se planejar para sentar sempre no lado que não pega sol, seja no carro ou no ônibus.

    Truques simples

    Para evitar viajar sentado no lado do sol, considere alguns truques simples. Antes de viajar, analise a posição do sol em relação à rota e escolha o lado onde ele estará menos intenso. Lembrando que o sol sempre nasce do leste e se põe ao oeste. Se você tem dúvidas sobre onde fica o leste e o oeste, tente identificar para onde fica o norte, a partir do norte o lado direito é o Leste e o lado esquerdo é o Oeste. Além disso, verifique a previsão do tempo para ajustar sua estratégia.

    Usando a tecnologia

    Uma forma mais rápida e prática, sendo uma alternativa a tentar descobrir mentalmente a posição do sol durante a sua viagem, é o uso de sites e aplicativos.

    Existem aplicativos que rastreiam a posição do sol com base na hora do dia e na localização do veículo, ajudando você a escolher o assento perfeito. Estes aplicativos vão analisar a sua rota e te dizer qual o lado do carro ou ônibus é melhor para que você não “sofra” tanto com o calor do sol, seja antecipando o sol da manhã ou evitando o calor da tarde.

    Sit in Shade

    O site Sit in Shade (“sente-se na sombra” em tradução literal) faz todo esse cálculo para você. Você insere o endereço de partida, o endereço de chegada, a data e o horário da viagem (de acordo com o fuso horário) e pronto. O site faz os cálculos e te retorna com a rota no mapa, destacando os lados onde o sol incide e te informa o lado preferido para sentar.

    Vamos a um exemplo: Para uma viagem de São José dos Campos até o Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU), com data para o dia 25 de janeiro de 2024 às 9h, fizemos o teste no Sit in Shade.

    Na imagem acima podemos ver que o site nos informou que o lado de preferência para não pegar sol é o Right Side (lado direito). Na parte esquerda superior da imagem, ainda podemos ver outras informações, como: distância e tempo de viagem e os dados da exposição do sol de acordo com cada lado. Para o exemplo, o lado esquerda tem 87,73% (Laranja) de incidência do sol, enquanto o direito tem 12,27% (Azul). É possível ver no mapa, destacado pelas cores azul e laranja, onde há a incidência do sol de cada lado.

    E, como bons pesquisadores, fizemos o registro da viagem para comprovar que o site realmente funciona:

    É possível ver que o lado direito do ônibus está bem na sombra, sem tanta incidência do sol. Perfeito para uma viagem confortável!

    E, fizemos o cálculo para a viagem de volta também:

    Na imagem acima podemos ver que o site nos informou que o lado de preferência para não pegar sol é o Left Side (lado esquerdo). Na parte esquerda superior da imagem, ainda podemos ver outras informações, como: distância e tempo de viagem e os dados da exposição do sol de acordo com cada lado. Para o exemplo, o lado esquerda tem 17,21% (Laranja) de incidência do sol, enquanto o direito tem 82,79% (Azul). É possível ver no mapa, destacado pelas cores azul e laranja, onde há a incidência do sol de cada lado.

    Conclusão

    Já escrevemos diversos textos sobre planejamento de viagens. E, planejar o lado certo para sentar no carro ou ônibus pode deixar a sua viagem mais agradável e te salvar dos perrengues que o sol pode causar na sua pele.

    Em resumo, escolher o lado certo durante a viagem é mais do que uma simples estratégia para evitar o sol; é uma maneira de melhorar a sua experiência. Ao tomar essas pequenas precauções, você também cuida da sua saúde. Lembre-se, a viagem é tão valiosa quanto o destino, e cada detalhe considerado contribui para uma aventura mais suave e agradável.

    Já salva o link do Sit in Shade nos seus favoritos para usar na sua próxima viagem e viajar tranquilamente!

    Até a próxima dica.


    Publicado em:

    ,

    Tags:

    Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *