Conheça Tomsk, na Rússia – Por Anton Anosov

    Publicado em:

    Recebemos um pedido do Anton para nos enviar um texto falando sobre sua terra natal, Tomsk, que fica na Sibéria, Rússia. Achamos bem interessante a ideia proposta por ele, de tentar divulgar um pouco sobre uma cidade tão bonita e pouco conhecida entre os brasileiros. Anton nos disse que está estudando português e que gostaria que pessoas que falam português possam conhecer essa cidade que fica tão distante das casas delas.

    Antes de iniciar o texto, gostaríamos de mostrar aonde fica a cidade no mapa, pra vocês terem uma noção, caso queiram visitar no futuro:


    O verão é uma estação do ano maravilhosa, cheia de emoções brilhantes e eventos agradáveis. Durante dias quentes, cada pessoa sonha com viagens e experiências novas. Algumas pessoas vão para lugares quentes, onde tomam banhos de sol e nadam no mar, outras fazem escaladas e sobem as montanhas, no enquanto o terceiro tipo de pessoas gosta de paisagens urbanas, bem como explorar seu próprio país e encontrar alguns lugares. Hoje você tem uma oportunidade maravilhosa de se familiarizar com um outro lugar sobre qual você pode ler nesse artigo. Tomsk é uma cidade que não deixará indiferente qualquer pessoa que a tenha visitado pelo menos uma vez. Esse lugar acolhedor, colorido e histórico vai permanecer em seu coração e memória para sempre.

    Tomsk tem mais de 400 anos, mas, apesar disso, as pessoas que moram aqui acreditam que sua cidade vai permanecer jovem para sempre. Tudo isso é verdade, porque as ruas de Tomsk têm uma atmosfera mágica, durante o dia estudantes agitados correm pela cidade, se apressando para aulas e, à noite, quando o sol se põe, luzes acendem por toda cidade, ecos das melodias dos músicos de rua podem ser ouvidos da costa de rio, um pôr do sol indescritível aparece sobre o rio e uma brisa leve cria uma frescura agradável na qual você simplesmente se afoga por causa de uma superabundância de romance. Assim o avô com barba grisalha, que se chama Tomsk mergulha na escuridão e depois adormece…

    Mas amanhã um novo dia vai chegar, a cidade vai ganhar a vida novamente e você, sendo parte integrante, também vai se levantar e organizar seus negócios. Na verdade, você realmente vai ter muito o que fazer, porque em Tomsk há uma enorme variedade de atrações e lugares que cada um de vocês deve conhecer. Aqui, eu quero compartilhar minha rota favorita em torno de Tomsk, que inclui os objetos e locais mais brilhantes e memoráveis ​​da cidade, que agradarão todos os turistas que viajam com sua família, sozinhos ou que vieram trabalhar. Vamos descobrir tudo em ordem!

    Jardim Laguerni

    O primeiro lugar que eu gostaria de observar é o Jardim Laguerni. Para nós esse lugar vai ser um ponto inicial. Isso é um parque maravilhoso, onde você pode ver o monumento mais alto de Tomsk – “A Mãe Pátria dá a arma ao seu filho”, Fogo Eterno e outros objetos dedicados à Grande Guerra Patriótica.

    A outra vantagem importante desse parque é uma maravilhosa vista panorâmica do rio Tom e os prados pitorescos, que ficam fora da cidade. Para pessoas que gostam de animais, recomendo pegar um saquinho de nozes, porque há muitos esquilos no parque que comem com prazer todas as iguarias que você preparou.

    Parque da UET (Universidade Estatal de Tomsk)

    Vamos continuar, um outro parque bonito, que você tem que visitar depois do Jardim Laguerni, é o parque de UET. Lá você vai encontrar um belo prédio principal da universidade, que foi construído no final do século XIX e se distingue pela cor branca da neve.

    Prédio principal da universidade UET em Tomsk - Rússia
    Prédio principal da universidade UET em Tomsk – Rússia

    No parque, você pode encontrar vários monumentos e esculturas. Uma das mais notáveis, na minha opinião, são esculturas de pedra com mais de mil anos de idade, trazidas por arqueólogos de Tomsk do território de Altai.

    Escultura de pedra com mais de mil anos de idade
    Escultura de pedra com mais de mil anos de idade

    Um outro lugar interessante no bosque é um lugar, que fica perto do Jardim Botânico. Lá você pode desfrutar do silêncio e da natureza ou simplesmente ler um livro.

    Bosque no Jardim Botânico em Tomsk.

    Arquitetura de madeira de Tomsk

    A próxima parte de nossa programa é dedicada à arte de arquitetura de madeira de Tomsk, conhecida em toda a Rússia e fora do país. Na minha opinião, vale destacar três prédios de madeira que realmente devem ser vistas:

    “Сasa Esmeralda”, que fica na Rua de Belinsky:

    "Сasa Esmeralda" da Rua de Belinsky, em Tomsk.
    “Сasa Esmeralda” da Rua de Belinsky, em Tomsk.

    “Casa Russo-alemã”, na Rua de Krasnoarmeyskaya:

    “Casa Russo -Alemã”

    “Сasa com Pássaros de Fogo”, que também está localizada nessa rua:

    "Сasa com Pássaros de Fogo"
    “Сasa com Pássaros de Fogo”

    Cada uma das casas é única à sua maneira, elas são decoradas com ornamentos únicos e pináculos altos que adornam seus telhados. Todos elas parecem ter vindo de ilustrações de contos de fadas. O que é mais interessante é a sua cor, cada uma das casas é feita em cores vivas.

    Voltando à Avenida do Lenin, depois de ver os prédios de madeira, você tem que prestar atenção a mais um prédio interessante, feito de tijolos (foto de destaque do texto). É a casa do famoso comerciante de Tomsk, Kukhterin, onde a prefeitura municipal está atualmente localizada. O edifício surpreende com sua grandeza, e sua decoração principal é o relógio antigo localizado no topo do edifício. O próprio edifício está localizado próximo à Praça Novo-Sobornaya, onde você pode se divertir com sua família ou amigos.

    O próximo objeto interessante é o monumento de A.P. Chekhov. Ele está localizado na costa do rio e tem uma aparência muito bizarra, porque um dia A.P. Chekhov teve a honra de estar em Tomsk, mas o escritor não gostou da cidade e depois escreveu um comentário mal sobre Tomsk. Em resposta, os moradores de Tomsk fizeram um monumento tão caricatural que faz todo mundo que passa por ele sorrir.

    Montanha Voskresenskay

    E, finalmente, a montanha Voskresenskaya é o último ponto de nossa rota, que poderia ser o primeiro da nossa lista, porque nesse lugar a cidade de Tomsk foi fundado. Há um museu histérico nessa montanha, onde os trabalhadores sempre estão prontos para organizar uma excursão para seus visitantes. Também você pode encontrar lá uma reconstrução de uma fortaleza de madeira, onde você pode tirar algumas fotos deliciosas. A montanha Voskresenskaya é uma das plataformas de observação de Tomsk, a partir da qual você terá uma vista maravilhosa dessa cidade antiga.

    Montanha Voskresenskaya, plataforma de observação de Tomsk.
    Montanha Voskresenskaya, plataforma de observação de Tomsk.

    Fim do passeio

    Nosso passeio chegou ao fim, mas há muitas outras atrações dessa cidade brilhante. Espero que você fique satisfeito com o passeio e que apenas lembranças agradáveis ​​dessa viagem a esta maravilhosa cidade permaneçam em sua memória.


    Publicado em:

    Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *