Veja como usar o Google Flights

    Publicado em:

    O planejamento de uma viagem é, sem dúvidas, uma tarefa bem difícil, ainda mais se você está planejando uma viagem longa ou um trajeto para várias pessoas. Nas minhas viagens, eu sempre fico olhando sites e buscando promoções para economizar o máximo possível. E, quase sempre, você conseguirá bons descontos ao antecipar as suas compras e reservas.

    Em relação à passagens aéreas, a ideia é ter tempo para acompanhar os preços e, sempre que possível, comprar com um certo tempo de antecedência. Para te ajudar, o Google tem um serviço que é, na minha opinião, o melhor comparador de preços de passagens aéreas, o Google Flights.

    Colocando em pontos, o  Google Flights é interessante, pois:

    • É gratuito,
    • Fácil navegação, acessibilidade e visualização (não tem anúncios atrapalhando a visualização),
    • Te mostra o preço final com taxas e tudo,
    • Envia alertas sobre mudança de preços e você pode comprar as passagens diretamente na companhia aérea.
    • É muito fácil pesquisar um ou vários trajetos.

    Tendo isso em mente, vou fazer um exemplo de busca partindo de São Paulo (SAO – Qualquer aeroporto) para IGU (Foz do Iguaçu). E com gifs, você poderá acompanhar e ver que é muito fácil procurar por passagens e, até mesmo, configurar um alerta para que o Google te informe sobre mudanças nos preços dos trajetos que você selecionar.

    Buscando por passagens

    Primeiro, acessamos o Google Flights e preenchemos os campos com os trajetos de ida e volta. Mas, você pode escolher também só ida ou várias cidades (caso precise viajar para diferentes cidades). Depois, selecionamos as data de ida e a data de volta (se for o caso).

    Acessando o Google Flights e comparando preços
    Exemplo de um acesso ao Google Flights para buscar preços de uma viagem de São Paulo para Foz do Iguaçu (Nov/2017).

    Ao efetuar a busca, o site vai te mostrar os voos disponíveis para as datas selecionadas. Os preços que são mostrados já estão com as taxas inclusas. Você ainda pode clicar nas datas e ver outros tipos de visualização, como um calendário de preços ou um gráfico de preços por dia.

    Buscando pelo mapa

    Você também tem a opção de verificar o mapa e localizar todos os aeroportos de um determinado local. No caso da imagem abaixo, temos uma parte da América do Sul mostrando todos os aeroportos e os preços (de acordo com a seleção do campo de ida, que no meu caso eu coloquei São Paulo).

    O interessante desse mapa é você ter uma noção dos preços por local. Olhando o mapa, você poderá clicar no destino que quiser e verificar os preços de acordo com cada companhia.

    Recebendo alertas de preços de voos por email

    O melhor recurso do Google Flights na minha opinião o de alertas por email. Caso você esteja planejando viajar e busca com melhores preços, você pode fazer a pesquisa com datas definidas ou em aberto (caso você ainda não tenha definido) e selecionar para que o Google Flights te envie emails com alterações nos preços.

    Para fazer isso, basta você selecione os seus trajetos, ir na opção “Rastrear preços” e ativar o marcador. Assim, você receberá emails do Google sempre que o preço desses trajetos que você selecionou mudarem de preços (quando ficar mais caro ou mais barato).

    Lembrando que você pode clicar no link “Ver todos“, na frente do “Rastrear preços“, para organizar e excluir os seus alertas.

    Conclusão

    O Google Flights é uma ótima ferramenta e, o melhor de tudo, é grátis. Além de conseguir buscar os voos, mesmo sem destino definido, você consegue receber alertas de mudanças de preços por email. Isso vai facilitar bastante no planejamento da sua viagem, até porque, quase sempre, as passagens aéreas são um dos maiores custos da viagem.

    Você ainda pode unir os alertas de preços e ir anotando tudo no Notion para criar um planejamento ideal para você comprar a passagem no momento certo. Caso você ainda não conhece o Notion, nós temos um texto falando como você pode planejar a sua viagem usando o Notion, confere lá.

    Gostou da dica? Tem alguma sugestão para deixar essa publicação mais fácil para quem ainda não conhece o Google Flights? Deixe seu comentário logo abaixo.

    Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *