Pegando caronas em viagens pelo BlaBlaCar

    Publicado em:

    Em Julho de 2018, visitei uns amigos em São Paulo e, por indicação, conheci um aplicativo muito legal, o BlaBlaCar. Este é um app de carona. Até então, eu fiquei meio em dúvida se era seguro utilizar ele, até porque eu estava viajando sozinha. Mesmo assim, depois de ouvir alguns amigos comentando e indicando, eu arrisquei e pedi uma carona.  Logo de cara, já verifiquei as principais vantagens:

    • Segurança: É mais seguro que entrar em grupos de WhatsApp e Facebook com milhares de pessoas;
    • Custo: Os trechos saem mais barato que pegar ônibus;
    • Ambiental: Já que está de carona, é menos um carro na rua caso alugasse;
    • Praticidade: Baixando o app e criando o perfil, já pode pedir carona;
    • Histórias: Oportunidade de conhecer novas pessoas e novas histórias.

    Detalhe: ele não é muito indicado para trechos dentro de uma mesma cidade, para qual geralmente utiliza-se outros apps como Uber ou 99POP. No meu caso usei para o trecho São José dos Campos ⟷ São Paulo, que se fosse com esses outros apps sairia bem mais caro. O BlaBlaCar é tão prático quanto esses outros apps. Uma das vezes que usei, eu estava ainda dentro do ônibus, chegando na rodoviária, quando entrei no app procurando por carona. Pedi a carona, só desci do ônibus e fui para local de embarque. Tudo bem rápido e prático. O pagamento foi feito em dinheiro para o motorista.

    No app você cria um perfil que pode ser vinculando com os dados do Facebook. No seu perfil você coloca suas preferências durante a viagem que são: Fumar dentro do carro, animais de estimação e música. Todas as preferências apresentam 3 opções, por exemplo, conversas durante a viagem apresenta: Gosto de admirar paisagens, às vezes gosto de conversar e adoro conversar! No perfil também tem a opção Avaliações sobre você e que você fez. Nesta opção, tanto os motoristas quanto os usuários deixam seus comentários. Esse tópico é legal, porque os marinheiros de primeira viagem podem verificar os comentários dos outros usuários sobre o motorista. Você também pode criar alertas com os trechos e horários de interesse. Detalhe para as meninas, tem como filtrar na busca por viagem só com mulheres.

    Veja no gif abaixo a simulação de uma reserva de carona que fizemos no site para te mostrar como buscar e verificar os preços da carona no BlaBlaCar:

    1. Você acessa o site www.blablacar.com.br ou o aplicativo pelo celular disponível para Android e iPhone;
    2. Selecione o local de partida e depois o destino;
    3. Selecione a data e clique em Procurar carona.

    Após isso, o site irá mostrar uma lista de caronas baseadas nas informações fornecidas sendo a primeira opção a Melhor Carona baseada no local de partida. Ao selecionar a carona você informa quantos lugares (máximo 2 lugares), concorda com os termos e clicar em Continuar. Então vai pedir pra você entrar no seu perfil, caso não tenha faça o cadastro e Reserve sua carona. Depois já pode mandar mensagem para o motorista para combinar o melhor local de embarque.

    Geralmente o motorista faz o trecho com frequência então ele oferece a carona. Pelo perfil do motorista, é possível verificar há quanto tempo ele é membro e quantas caronas já realizou. Um dos motoristas que tive contato foi o Rafael. Gente boa e ainda deu dicas do que fazer em São Paulo. Além de dicas com o motorista, você pode conhecer diversas histórias, já que outras pessoas podem estar pegando a carona no mesmo carro que você. E isso você verifica na hora de escolher a carona, porque aparece quantos passageiros estão nesta carona e quantos lugares vagos há no carro.

    Blog do BlaBlaCar

    No blog do app também tem dicas de lugares para visitar e dicas de viagem. Enfim são muitas coisas e detalhes que conforme você vai usando o app vai descobrindo. Olha, não vou mentir, só amor por esse app, super indico.

    Existem outros aplicativos de carona para os viajantes principalmente dentro das cidades, a seguir listaremos alguns exemplos.

    1. Waze Carpool é outro app indicado para trechos dentro da cidade. Então a ida pro trabalho ou faculdade ficam mais confortáveis e agradáveis. Mais se você está viajando e tem alguém passando por perto, pode facilitar sua mobilidade dentro da cidade. Como a premissa é compartilhar despesa e não o lucro, preço dos trechos sai quase o mesmo do trasporte público, onde o pagamento é feito exclusivamente por cartão de crédito. O que evita problemas com troco. Interface legal e prática de usar.
    2. Zumpy é um app onde motoristas oferecem carona e ganham pontos que podem ser revertidos depois em serviços como shows, cinemas, lavagem de carro e gasolina. Mais usado em trechos dentro de uma mesma cidade, para quem pega a carona o preço também saem em conta. A segurança dele está associada ao fato de que, ao criar um perfil, você vincula sua conta do Google ou do Facebook. Depois disso, você seleciona amigos e também amigos de amigos para cadastrar as rotas. Assim, você pode oferecer quanto como buscar por caronas só entre amigos.
    3. UberJuntos é um dos produtos da Uber. Não é bem um app de carona mas é de compartilhamento de viagens. Você pode ter que caminhar um quarteirão para evitar que o motorista fique dando voltas, e assim sendo mais rápido para todos do carro chegarem ao seu destino final. O preço sai mais em conta e você ainda pode conhecer novas pessoas. Este produto ainda não está disponível em todas as cidades brasileiras, sendo oferecido apenas no Rio de Janeiro e São Paulo.

    Atenção!!! Cuidado com grupos de WhatsApp e Facebook. Só pegue carona se você realmente conhecer o motorista. A informalidade desses grupos tornam seu uso muito inseguro, porque você pode até conhecer o motorista mas não sabe dos outros passageiros.

    De todo modo, fica aqui algumas dicas, espero que tenha ajudado. Tem alguma dúvida? Algum outro aplicativo de sua preferência? Entre em contato conosco ou comente logo abaixo. Lembrando que temos muito mais dicas de apps e sites para sua viagem no nosso site. Aproveite e fique por dentro das novidades nos seguindo no Facebook.

    Este post NÃO é patrocinado. Estamos compartilhando pois achamos que o site poderá te ajudar a economizar na sua viagem.

    Obs.: As imagens desta publicação foram retiradas do site do aplicativo.

    Até a próxima. Vlw, flws!

    Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *