Siena – Parte 2

    Publicado em:

    Olá a todos, volto aqui para continuar a falar da linda Siena. Não disse no primeiro texto, mas morei em Siena, foi proposital hehehe. Mas agora venho lhes contar mais sobre esta cidade como dito no bom e velho italiano “piccola” ou seja pequena, mas charmosa e rica em cultura e história. E hoje quero falar de um assunto que todo mundo pensa quando pensa em Itália : COMIDA !!! Impossível não imaginar os sorvetes, a pizza e o famoso capuccino…

    Siena está dentro do Circuito do “Bem Viver”, bem ao estilo Italiano de comer bem e saudável, esta cidade está repleta de atrativos para quem busca o turismo gastronômico e do bem estar. No centro histórico da cidade podemos andar por entre as suas vielas frias por causa das ruas de pedra, e ver entre um comercio e outro algumas “casas aonde comercializam frutas” aonde se vende apenas produtos naturais como frutas e legumes, o cheiro das frutas impregnam as ruas, e você pode sem medo de ser feliz poder dizer que andou pela Itália sentindo o cheiro do campo.

    12075_10151660733081274_1070853063_n
    Estes Tonéis existem a no mínimo 500 anos pela mesma família que produz o Chianti assim como o azeite.

    Por falar em campo, um dos atrativos de Siena é a sua região vinícola, é em Siena que podemos encontrar o Vinho CHIANTI famoso vinho que pode ser experimentado por um preço camarada se em comparado com os valores que encontramos aqui no Brasil.

    Outra riqueza desta região são os azeites geralmente produzidos pelos mesmos agricultores que possuem as vinícolas. Tanto a produção de azeite como de vinho pode ser visitada, e alguns até em áreas com castelos medievais, lugar de casamento de muitos casais que passam por estes castelos.

    Falando-se em vinho e azeite, é muito comum você ver os italianos nativos desta região consumir alimentos totalmente colhidos no quintal de casa, é normal toda família produzir seu próprio azeite o que o torna mais puro e mais especial. A palavra “in Natura” é algo muito cultuado dentro da cultura italiana.

    A culinária de Siena é muito típica, um prato muito procurado aqui é o Javali, que é facilmente encontrado pelos bosques aos arredores, com um gosto bem forte ( porém muito saboroso ) é um prato caro, mas muito bem aproveitado. Aqui podemos encontrar pratos com carne de coelho, pato e tantos outros comuns ao nosso paladar.

    1004541_10151660733986274_1506315585_n
    Prova dos vinhos…

    Falando-se em Pizza e Macarrão, a Pizza desta região é um pouco diferente da Pizza napolitana, é uma pizza com massa mais fina porém eu prefiro esta pizza porque ela é mais leve, e você pode saborear melhor o recheio. Outra iguaria da região é presunto, que pode ser Crudo ( Cru ) ou Coto ( Cozido ) muito apreciado nos petiscos com pão ou sozinho mesmo, com vinho ou cerveja.

    Falando nisso eu tive um dia para aprender a fazer pizza, não sei se está tão bonita, porém ficou muito boa modéstia a parte…

    DSC_0023
    Dia da pizza… produzimos ao todo 5

    Uma fruta que consumi muito foi a cereja, na rua da minha casa tinha várias cerejeiras aonde eu tive a oportunidade de me deliciar de graça hehehe. Mas para complementar este texto, gostaria de dizer que o molho de tomate chamado de pomodoro é algo muito diferente na Itália, para melhor, é uma pasta rica em tomates locais, com pedaços frescos. O que torna qualquer coisa feita com o pomodoro seja pasta ( macarrão ) ou Pizza tenha um gosto muito característico.

     Bom é difícil falar de comida na Itália que é um país tipicamente culinário, deveríamos fazer vários posts sobre o assunto… da Itália devemos falar das frutas, ervas, azeite, vinho, queijo, presunto, capuccino, pizza, massas e por ai vai. Depois continuamos com um ultimo texto para finalizar mais sobre esta cidade mágica…


    Publicado em:

    ,

    Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *