Conheça San Francisco – CA

    Publicado em:

    Há cidades que apenas são marcos, que estão presentes em quase todos os roteiros de filmes e de viagens. Uma lista bem diversa de filmes como Doce Novembro, Uma babá quase perfeita, Alcatraz, Patch Adams, À procura da felicidade, Cinco anos de noivado, A rede e muito mais estão cenas que mostram a apaixonante e linda São Francisco. Três dias talvez vai ser pouco pra você conhecer toda a cidade e as redondezas. 

    Cable Car
    Cable Car 

    Uma das cidades mais populosas e um dos maiores centros financeiros dos Estados Unidos, charmosa e riquíssima culturalmente.  As atrações turísticas são próximas uma da outra, algumas é até melhor ir a pé pra você curtir melhor a orla e a vista. Há muitos locais de aluguel de bicicletas para desfrutar das ciclovias que abrangem a cidade toda. O sistema de transporte é variado tem aqueles ônibus elétrico com aqueles fios no teto e normais. Além dos transportes normais, como, metrô e táxis, tem bonde elétrico e bonde a cabo (Cable Car). As filas pra pegar os bondes à cabo nos pontos finais são muito longas, então procure pegá-lo nas paradas posteriores. Têm placas sinalizando as paradas dos bondes e listas amarelas pintadas nas ruas. Ah, não tem cordinha nos Cable Car, ou você avisa ao ajudante ou ao motorista que quer descer. A passagem do bonde a cabo é $ 6,00. Os pontos de ônibus têm mapa, letreiros que mostram horários de chegada dos ônibus e lista com as linhas que param lá.  O site do sistema de ônibus tem um mapa da cidade com as linhas: (https://www.sfmta.com/maps/muni-system-map). A passagem individual é $ 2,25. Um outro mapa que pode ajudar muito na sua localização pela cidade e dos lugares pra visitar é o encontrado no site: (http://baycityguide.com/media/San-Francisco-Muni-Bus-Map.pdf). Lá também têm os passes que dá direito a andar o dia todo, ou por mais dias. Nesse blog, a autora diz bem detalhado cada forma de pagar sua passagem (http://www.viciadaemviajar.com/como-andar-de-transporte-publico-em-san-francisco-eua/).

    SAMSUNG CAMERA PICTURES
    Golden Gate Bridge

    SAMSUNG CAMERA PICTURESBem, uma das atrações turísticas mais conhecidas de São Francisco é Golden Gate Bridge. A ponte que foi começada a ser construída em Janeiro de 1933 e possui 2,737 m, é considerada uma das Sete maravilhas do Mundo Moderno pela Sociedade Americana de Engenheiros Civis. Ao percorre-lá a pé você pode desfrutar da vista e apreciá-la. Em um dos lados da ponte tem o Fort Baker e no outro o Fort Point. Ambos são tipo memorial aberto à visitação. Não é cobrada a entrada mas tem caixinhas de vidro para os visitantes deixarem uma ajuda para manterem o local. O Centro de visitação tem umas esculturas com um pouco da história da ponte. Durante duas vezes na semana tem caminhadas pela área com guias contando um pouco da história da ponte, o Free Walking Tour. Nesse link também tem outras atividades que se pode fazer por lá. A Ponte liga São Francisco à Sausalito, uma cidade pequena bem bonitinha e meia longe mas que dá pra ir pegando uns ônibus intermunicipais (eu não fui, só ouvi dizer que não tem muito o que fazer lá). A foto em destaque foi tirada em Marin Headlands, uma península montanhosa que você pode chegar lá indo até outro lado da ponte.

    SAMSUNG CAMERA PICTURES
    Palace of Fine Arts

    Não tão longe da Golden Gate Bridge (uns 40 min se você for a pé pra curtir a vista, o clima familiar da galera fazendo picnic e brincando com os animais), tem o lindo Palace of Fine Arts. Lá é um monumento arquitetônico grego-romano construído inicialmente para exibição de obras de artes da Exposição Internacional Panamá-Pacífico de 1915. Atualmente, é muito utilizado para books de casamento e alguns shows e eventos. Espaço com espaço verde e um lago com patos, cisnes e bela vista para fazer um picnic no fim de tarde. Outra área muito procurada também pra relaxar e esperar o pôr do sol é na Alamo Square, onde se encontram as famosas Painted Ladies. Uma vista da cidade por trás das belas casas.

    Alamo Square Painted Ladies
    Painted Ladies

     

    Lombard Street 

    Outro ponto muito procurado de São Francisco é o íngreme e florido trecho entre a Leavenworth St e a Hyde St, a Lombard Street. Você pode ir até de bondinho e depois percorrer o trecho de tijolos vermelhos a pé e curtir a descida. Se for descer de carro, a velocidade máxima é 8 km/h. O trecho é bem movimentado, principalmente por turistas que querem conhecer as sinucas 8 curvas do trecho. Outro ponto turístico alto da cidade é o Coit Tower. Também conhecido como Lillian Coit Memorial Tower, é uma torre de 64 metros de altura situada no bairro Telegraph Hill. A torre é localizada num ponto alto da cidade, então só chegando lá você tem uma visão privilegiada. Em frente á torre tem uma estátua de Cristóvão Colombo.

     

    SAMSUNG CAMERA PICTURES
    Alcatraz Island 
    pier 39
    Leões Marinhos Pier 39

    Lá de cima dá pra vê a Golden Gate Brigde e o Alcatraz Island. O Alcatraz foi uma penitenciária federal de 1934-1963 por onde passou presos famosos como Al Capone e George “Machine Gun” Kelly. Hoje a ilha é umas das atrações mais populares de São Francisco e uma visita à ilha inclui visita às celas. Para chegar no Alcatraz é recomendado que a pessoa faça reserva no www.alcatrazcuises.com. O Pier 39 também é muito procurado. Lá tem muitas lojinhas e restaurante, apresentações de grupos de música e até de circo. É um local bem movimentado. De lá dá pra vê o Alcatraz de mais perto. Lá também uns leões marinhos que são legais de ver, mas têm aquele natural cheiro forte de peixe. Falando em muita gente. A Chinatown é outro ponto sempre indicado para se visitar. Muitas lojas e decoração chinesa por toda a rua. Tem o “Dragon’s Gate” na Grant Avenue com a Bush Street. Área para se explorar a pé pois é um rua cumprida com muitas lojas e restaurantes com comidas exóticas.

    SAMSUNG CAMERA PICTURES
    Chafariz na frente da California Academy of Sciences 

    O Golden Gate Park é uma extensa área com muitas opções do que fazer. Dentro dele você vai encontrar um lindo Conservatório de Flores, assim como flores bem exóticas ao entorno do conservatório. Lá também tem o California Academy of Sciences que envolve um museu de história natural, um planetário e um aquário. Dentro do próprio parque tem uma pequena “ilha” que você pode alugar uns botes ou pedalinhos pra dar uma volta ao entorno ou ir conhecer a ilha por uma ponte. O parque é um ótimo lugar pra levar as crianças pra fazer um picnic, soltar as energias ou até comemorar o aniversário com os amiguinhos. Indo até o final do parque, você chega à Ocean Beach, com sua extensa faixa de areia e suas pequenas dunas de areia.

    São Francisco é cheio de áreas da Golden Gate National Recreation Area, e uma delas é a Lands End. Se você está afim de apreciar a natureza, fazer uma corrida por escadas e faixa de terra e até vê a Golden Gate Brigde de outro lado, lá é uma área ideal. No final dela tem um singelo memorial USS SAN FRANCISCO CA-38, Conforme você vai andando, você vê que tem outros parques e áreas de reserva natural, como a Sutro District. Por toda a São Francisco você encontra pequenas áreas verdes e/ ou de flores. Tente caminhar o máximo que puder se não tiver apreciando pelo Cable Car.

    20140820_120821
    Vista da Lands End. Do lado direito a Golden Gate Bridge

     

    O Legion of Honor é um museu que faz parte dos Museus de Belas Artes de São Francisco. É um museu no alto do Lincoln Park e do lado de um grande campo de golf com vista para a Golden Gate Bridge, um local de homenagens e memórias. Em frente tem o Holocaust Memorial uma pequena escultura de corpos deitados no chão e um homem em pé atrás de arames. Além de uma placa de mármore com nomes dos campos de concentração. Lincoln Park se encontra ao final da Lincoln Highway, a primeira rodovia a cruzar os EUA. Antigamente era um cemitério, mas hoje em dia se encontra campos de golf. Descendo a Lincoln Highway tem uns bancos pra você apreciar a vista e esses bancos têm dedicatórias a famílias e pessoas. Tem uns que se encontram até em espaços mais abertos.

    SAMSUNG CAMERA PICTURES
    Legion of Honor

     

    SAMSUNG CAMERA PICTURES
    Rincon Park
    SAMSUNG CAMERA PICTURES
    Ferry Market Building

    Depois do terremoto que devastou São Francisco em 1989, antigos armazéns e cais foram revitalizados ao que hoje é o Ferry Terminal MarketPlace. Um mercado de agricultores e ponto de muitos restaurantes e cafés. O mercado é aberto as terças , quintas e sábados. Mas a área é ótima para dar uma volta ao fim da tarde para correr e/ou apreciar a vista e passar pela Rincon Park, que possui uma escultura de um arco e flecha gigante e vista para a Oakland Bay Bridge.

    Um ponto também muito procurado pelos visitantes de São Francisco é o Muir Woods (www.nps.gov/muwo/index.htm). O Muir é um parque nacional pra fazer trilhas apreciando as sequoias gigantes. Pra entrar lá custa $ 10,00 por pessoa de 16 anos ou mais (menores free), fica perto de Sausalito e dá pra ir de carro, ônibus ou pegar um tour mesmo. Entre abril e outubro tem um ônibus que custa $ 5,00 por pessoa de 16 anos ou mais, sendo os menores de graça. A linha, que sai do terminal do Ferry de Sausalito, tem vários horários, confira no site o melhor. (www.marintransit.org). Lá tem estacionamento grátis, mas chegue cedo, pois lota em finais de semana de sol. Lá tem uma lojinha que vende brindes e comida orgânica. O parque não tem área de picnic mas você pode fazer lá, e não se esqueça de levar muita água.

     

    c
    Corações na Union Square
    IMG-20140820-WA0044
    Hambúrguer Doce

    Caso possa, reserve pelos menos 2 dias pra conhecer o Yosemite National Park. No blog do SocializeTrips há uma experiência nesse park incrivelmente lindo. Aproveite e veja algumas dicas de como chegar e se hospedar por lá. Sobrou um tempinho?! Procure participar do eventos que acontecem pela cidade. No site http://www.sanfrancisco.travel/explore/events, você encontra por data e horário de cada evento além de mais informações de locais e atividades que você pode fazer pela cidade. E depois do seu dia andando pela cidade ou até mesmo pelas lojas da Union Square (grande centro comercial com grandes lojas de departamento e uma praça que tem uns corações em cada esquina com desenhos diferentes pintados), tente ir no Burger Bar no prédio da Macy’s na Union Square. Lá tem um hamburguer doce que é dos deuses, eu não sou fã de doces e queria repetir. Se não me engano, era $6 mas provem. Vale muito a pena. Nutella, Kiwi, pão doce, OMG chega dá água na boca. E se quiserem, depois voltem aqui no blog e digam se gostaram! Compartilhe conosco sua experiência.

    Fotos:

    Cable Car – Leonardo Machado

    Painted Ladies – Gustavo Petronilo

    Todas as outras fotos são de acervo pessoal

    Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *