Siena – Parte 1

    Publicado em:

    Olá a todos, Meu nome é Andrew Bassi, e em uma série de historias vou contar o que vi, vivi e  vivenciei no meu ano sabático na Europa ( quero dizer no meu ano de intercambio hehehe ). Meu primeiro texto aqui será para falar da cidade de Siena na sua parte histórica para quem gosta de história, encravada na região da Toscana na Itália.

    Siena é uma cidade muito pequena, com aproximadamente 50 mil habitantes, com uma história secular que remonta desde a época da civilização etrusca, Siena cujo nome é da descendência do Seno, filho do Remo ( sim aquele que fundou Roma ), que teria sido juntamente com o seu irmão, um dos fundadores da Cidade.

    DSC_0049
    Museu Cívico e Torre del Mangia

    A cidade que já foi uma das primeiras Repúblicas da história por volta do Século XVII, possui muita história, inclusive possui até hoje sua muralha medieval que é intacta, hoje vive basicamente do turismo e da agricultura.

    Possui em seu calendário duas vezes ao  ano, uma corrida de cavalos chamada de “Palio di Siena” ( não é o Palio carro da Fiat heheh ) e nesta corrida que lota a cidade, há apostas, e uma guerra entre as contradas ( uma espécie de distritos da cidade que possuem nome, mascote, limites bem delimitados, famílias inteiras e uma historia de séculos ), durante todo o ano a cidade vive o Pálio com desfiles cívicos com roupas do período “del medievo” o que atrai muitos turistas.

    Outra atração da cidade são seus prédios históricos de pedra, devido ao fato da cidade ter sido inimiga ( guerra de fato ) de Florença, o movimento renascentista não teve muita influencia sobre a arquitetura e arte de Siena, sendo assim, se manteve em sua maioria uma Arte Medieval, algo muito incomum de se encontrar hoje em dia em visto que os movimentos artísticos sempre modificaram os anteriores.

    Muralha Medieval da cidade
    Muralha Medieval da cidade

    Uma outra indicação é conheça a Piazza del Campo, uma praça central aonde está o Museu Cívico, com obras clássicas do período medieval, a torre del Mangia aonde quem tiver folego de subir mil escadas, possa contemplar a vista da cidade, que está no alto de um cume. A vista da cidade é maravilhosa já que você pode ver todas as montanhas ao redor, eu aconselho.

    A cidade possui ainda uma museu da tortura, a casa da santa Catarina, e a basílica de são Domenico ( aonde tem sabe se lá porque a cabeça da santa Catarina ehhehe ) para quem gosta de futebol existe o time histórico de Siena com seu estádio.E para finalizar, temos o Forte dei Médici, este é outro ponto interessante a se conhecer, um local com ótima vista para a Região.

    Siena é uma cidade riquíssima repleta de histórias e que tem em seu povo até hoje vivo o sentimento de liberdade que outrora viveu no período medieval e carrega a simpatia das bucólicas cidades italianas do interior da Toscana.

    Continue lendo sobre Siena no nosso próximo texto: Siena – Parte 2!


    Publicado em:

    , ,

    Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *