Compartilhar hospedagem x hospedar gratuitamente

O planejamento é um dos melhores momentos de toda a sua viagem, é o momento em que você idealiza todas as possibilidades que podem acontecer e todos os caminhos que você gostaria de percorrer. As rotas, alimentação, locais para visitar, tirar foto, divertir, os planos B, C, D… e também, não menos importante, a hora de definir sua hospedagem.

Mas o orçamento “todas as vezes” tá curto…  hmm.. . então acho bom cortar alguns gastos..  Quem sabe posso encontrar uma hospedagem em sites tipo o CouchSurfing e não pagar por isso .. hehe..   É pra isso que o site serve, neh?

Sim… e Não!

É uma boa arrumar uma hospedagem de graça na casa de uma pessoa, mas, o erro é pensarmos que aquele momento, a hospedagem em si, será algo apenas para cortar custos e economizar na viagem.

ihuuuuu, achei um sofá pra dormir…  Fulano falou que posso ir para a casa dele. Não preciso mais gastar NADA com hospedagem…

Compartilhar hospedagem difere muito de uma hospedagem gratuita em diferentes formas. Esse é o momento que você deve pensar em conhecer a realidade da cidade/bairro que você vai ficar hospedado… de conversar, praticar e aprender um novo idioma ou novos dialetos/gírias daquele local. Também, é o momento de conquistar uma nova amizade.

Esse momento de estar hospedado na casa de uma pessoa, que lhe abriu suas portas, e geralmente te buscou no aeroporto/rodoviária, e se dispôs a deixar você confortável, é o custo de uma hospedagem compartilhada… e isso é o mais valioso em todo o processo de se hospedar na casa de um “desconhecido”….

Ah, mas se ele se dispôs a me hospedar, é ele quem tem q organizar tudo para mim… até porque se fosse lá em casa, eu iria fazer de tudo para meus hospedes…

É nesse momento que definimos a diferença de compartilhar hospedagem como sendo o momento de interação entre a pessoa que recebe uma pessoa em casa, o host, e a pessoa que é recebida, o hóspede. Essas interações quase sempre podem causar certos “atritos”, e sempre recomendamos que você sendo host ou hóspede, seja sempre muito bem atencioso e cordial.

Photo by Morgan Sessions

Tá mas, eu sou educado…  não fiz festa na casa da pessoa..   Mas isso tá bom neh? Além disso você acha que devo fazer mais oq?

Sempre que ficar na casa de alguém, temos que ter em mente de todo aquele tempo que a pessoa se dispôs para nos oferecer um colchão, um quarto, um bom banho quente…  e temos, também, que saber agradecer e recompensar o outro por esse ato.

Puts, mas ai não dá..   Fiquei na casa dele(a) pra não gastar com hospedagem… vou ficar dando presente… não dá!

Photo by Niklas Rhöse

Além de existir muitas formas de recompensar uma pessoa por um bom ato, existe presente barato também… uma lembrança da sua cidade ou de algum local que você passou anteriormente…  algum item para repor na casa do seu host, ou que tal…  você preparar aquele jantar especial como forma de agradecimento?  E além disso, podemos pensar em muitas outras formas, como..  ajudar seu host na gasolina quando ele for te dar aquela carona.. arrumar o quintal dele…  e por ai vai..

hmmm…. só sei fazer miojo….   talvez eu peça uma pizza para gente…

Photo by Eli DeFaria

Portanto, hospedar na casa de alguém é muito mais do que apenas conseguir um quarto ou local para dormir. Exige muito de ambos os lados e temos sempre que saber como recompensar todos os atos em que as pessoas se dispõem a nos ajudar. Afinal, viajar para um lugar, conhecer novas pessoas, uma nova cultura local..e ainda economizar..   só nos resta saber recompensar da melhor maneira possível todas essas pessoas que encontramos no meio do caminho de uma bela viagem.

😉

E vocês, o que pensam sobre o assunto?  Mandem nos comentários…

Créditos:

  • Imagem destaque: David Mao
  • Gif: Cena do filme Doze é Demais (Cheaper by the Dozen)
  • 1: Morgan Sessions
  • 2: Niklas Rhöse
  • 3: Eli DeFaria
Estevão Teixeira

Estevão Teixeira

Fundador em SocializeTrips
Mestre em ciências e doutorando em Física. Fiz intercâmbio para os EUA 2013, gosto de viajar e compartilhar boas ideias. Idealizador do Socialize Trips.
Estevão Teixeira

Últimos posts por Estevão Teixeira (exibir todos)

Comentários (2)

  1. Pingback: HOSPEDAGEM COMPARTILHADA - Passagens Aéreas? Fácil !

  2. Pingback: HOSPEDAGEM PARTILHADA - Passagens Aéreas? Fácil !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *